HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Clima 2008 nasce em Setembro em Aveiro

A Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente e Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro (APEA) está a organizar o I Congresso Nacional sobre Alterações Climáticas - Clima 2008, que terá lugar a 29 e 30 de Setembro, na Universidade de Aveiro.

Com o Alto Patrocínio do Presidente da República, este é um evento CarbonoZero. Entre os principais objectivos da iniciativa está abordar o estado do conhecimento sobre as causas, implicações e soluções de mitigação das alterações climáticas; divulgar e debater as principais orientações estratégicas e políticas em termos europeus e nacionais; divulgar e incentivar as boas práticas de combate e mitigação dos impactes das alterações climáticas, promovendo a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos investigadores e empresas portuguesas; constituir um espaço de reflexão sobre o papel da Engenharia do Ambiente na procura de soluções que permitam combater e mitigar os impactes das alterações climáticas; e promover uma reflexão conjunta entre os principais stakeholders nesta matéria, incluindo decisores políticos, investigadores, empresas e representantes da sociedade civil.

Entre os oradores previstos estão nomes como Carlos Borrego, da Universidade de Aveiro, Juan Carlos Císcar, da Comissão Europeia, Filipe Duarte Santos, da Universidade de Lisboa, Nuno Lacasta, do Comité Executivo da Comissão para as Alterações Climáticas, Alexandre Fernandes, da ADENE, e Luís Rochartre, do BCSD Portugal, entre outros. Para mais informações consulte http://www.clima2008.info/ .

EUA estudam utilização do hidrogénio a curto prazo

A Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri, EUA, está a desenvolver um estudo para o Departamento de Energia do governo norte-americano que pretende analisar as aplicações mais viáveis das células de combustível e do hidrogénio a curto prazo. Os resultados do intitulado «Hydrogen Fuel Cell Analysis: Lessons Learned from Stationary Power Generation» serão conhecidos no próximo ano.

«Temos de ser realistas relativamente ao que pode e não pode ser feito já com o hidrogénio», explica Scott Grasman, que está a liderar o trabalho. O especialista sublinha que a tecnologia para alimentar veículos a hidrogénio libertando apenas vapor de água já existe, mas este tipo de veículos ainda não são viáveis para o uso diário dos automobilistas. O principal obtáculo à massificação desta tecnologia é o seu custo. Isto porque um veículo deste género custa hoje entre 50 mil dólares e um milhão de dólares.

Assim, este grupo de trabalho está a direecionar o seu estudo para aplicações do hidrogénio em pilhas, vários tipos de equipamento militar e equipamentos electrónicos domésticos, como telemóveis. A utilização desta tecnologia em brinquedos também esteve a ser analisada, segundo Grasman, que enfatiza que este tipo de aplicação ajuda o público a perceber como funciona a tecnologia do hidrogénio.

Em termos básicos, este tipo de aplicação funciona da seguinte forma: uma fonte de energia, de preferência sol ou vento, é usada para enviar uma corrente eléctrica através de uma substância que contenha hidrogénio. Na água, a corrente eléctrica é separada em hidrogénio e oxigénio. O hidrogénio comprimido é usado para alimentar uma célula de combustível. Esta célula tem a capacidade de produzir electricidade continuamente, a partir de um sistema que emite apenas água.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Serpa organiza seminário sobre construção sustentável

A Câmara Municipal de Serpa, no âmbito da Rede ECOS - Energia e Construção Sustentáveis, está a organizar o seminário “ Construção Sustentável – Novos Paradigmas Construtivos, Sociais e Económicos “, que terá lugar nos dias 4 e 5 de Setembro, no cine teatro de Serpa.

O evento abre com as apresentações dos presidentes das autarquias de Serpa e de Moura, além do presidente da Ordem dos Arquitectos, João Belo Rodeia. Entre o oradores que irão desfilar nestes dois dias contam-se ainda os arquitectos bioclimáticos Lívia Tirone e Ken Nunes, Teresa Beirão, do Centro da Terra, Manuel Duarte Pinheiro, investigador do Instituto Superior Técnico, Inês Vilhena a Cunha, da Inteli, e Vítr Campos, Director-geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Rural, entre outros.

A experiência de trabalhar com terra, entre outros casos demonstrativos da construção sustentável como é o Jardim de Infância Popular do Cacém ou o Mercado Público da Comenda, preenchem os casos práticos do que é já hoje a construção sustentável.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Enzima pode ser usada como catalítico de células de combustível

A Universidade de Oxford, nos EUA, está a investigar a possibilidade de uma enzima extraída de um fungo ser usada como um catalítico barato nas células de combustível, o que poderia substituir as pilhas utilizadas em aplicações domésticas. O uso de células de combustível de baixa temperatura pode ajudar a reduzir as mil milhões de pilhas gastas deitadas ao lixo todos os dias, só que o catalítico utilizado correntemente nas células é de platina, que é muito caro e raro.

Laccase, uma enzima extraída de um fungo, tem sido proposta desde a década de 60 como um catalítico na reacção de redução de oxigénio. Mas até agora o seu uso nas células de combustível ainda não teve sucesso. Um projecto de cinco anos iniciado agora pela universidade americana pretende usar este catalítico «que cresce nas árvores» para fazer cátodos mais duráveis, estáveis e baratos. «Com base no nosso trabalho inicial achamos que a Laccase funciona melhor a temperatura ambiente e num espaço menos ácido do que um catalítico de platina. E tudo isto sem a necessidade de metais preciosos», explica Chris Blanford, que está a liderar a investigação.

Assim, o primeiro objectivo de Blanford é manter o cátodo estável durante o tempo de vida de um cátodo de uma célula de combustível normal. Até agora a equipa conseguiu chegar aos três meses de vida útil, a produzir energia.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Honda: carros do futuro são a células de combustível

O vice-presidente executivo da Honda, Dick Colliver, considera que os veículos a células de combustível são os carros do futuro, isto apesar da marca estar a apostar actualmente nos híbridos. O responsável diz que «numa perspectiva de longo prazo consideramos que os veículos a células de combustível são a solução mais viável. A tecnologia ainda está a mais de uma década da sua massificação no mercado, mas sabemos que funciona porque temos vindo a trabalhá-la inclusivé com alguns consumidores».

Até à chegada desta tecnologia ao mercado, a Honda continua com a apresentação de um novo veículo híbrido, previsto para 22 de Abril de 2009, dia da Terra. O automóvel, com cinco portas, é mais pequeno e mais barato do que o actual Honda Civic híbrido e do seu rival da Toyota, Prius. Só no norte da América esperam-se vendas na ordem dos 100 mil, apontou Dick Colliver.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Nissan desenvolve pilha de célula de combustível revolucionária

A Nissan desenvolveu uma nova pilha de célula de combustível com o dobro da densidade de potência da anterior geração de pilhas. A inovação também possibilita uma redução de cerca de 35 por cento nos custos, devido à utilização de metade da platina usada, material essencial na produção de pilhas de células de combustível.

O dobro da densidade de potência é conseguido por meio de uma melhoria na condutividade do electrólito, onde as principais reacções químicas ocorrem, e de uma célula com estrutura mais densa, obtido com a substituição do carbono separador por um novo fino metal separador. O separador serve para separar o hidrogénio, oxigénio e água necessária para a reacção química. Ora, utilizando um revestimento específico a condutividade aumenta e previne a corrosão química, o que significa que aumenta a eficiência e durabilidade da pilha de célula de combustível.

Os testes efectuados até agora, no âmbito do Programa Nissan Verde 2010, apontam para que esta nova pilha esteja operacional no final do ano.

Jardim zoológico usa célula de combustível para produzir energia

O Henry Doorly Zoo, no estado do Nebraska, EUA, foi pioneiro na instalação de uma célula de combustível a hidrogénio para suprir as necessidades energéticas do jardim zoológico.

O zoo é conhecido pela sua imensa floresta tropical artificial, a maior do mundo com montes, vales, quedas de água, vegetação luxuriante e animais da Ásia, África e América do Sul, o que constituiu uma oportunidade única para testar a operação, instalação, manutenção e viabilidade de utilização de uma célula de combustível. Antes de ter esta célula de combustível, o zoo utilizava dois sistemas de cogeração com 60 kw para manter as necessidades climatéricas. Só que esta unidade apresentava muito ruído, frequentes quebras e muita manutenção.

O sistema com as células de combustível permite, por exemplo, produzir gelo à noite, fora das horas de pico, para satisfazer as necessidades de arrefecimento do zoo durante o dia, e faz parte de um lote de medidas empreendidas para controlar o consumo de energia nas instalações. O projecto iniciado há quatro anos como um projecto-piloto promete agora continuar graças aos resultados positivos.

Espanhóis desenvolvem célula de combustível a óxido sólido que funciona a baixa temperatura

Um novo electólito para células de combustível a óxido sólido, desenvolvido por investigadores espanhóis, é capaz de operar a temperaturas centenas de graus mais baixas do que os convencionais electrólitos. A descoberta poderá tornar as células de combustível mais práticas.

Jacobo Santamaria, do Departamento de Física Aplicada da Universidade Complutense de Madrid, e os seus colegas modificaram um electrólilto YSZ (yttria-stabilized zirconia), usado normalmente nas células de combustível de óxido sólido, para que funcionasse à temperatura ambiente da sala. Usualmente, estes electrólitos requerem temperaturas de mais de 700 °C. Combinado com algumas melhorias operadas no electrodo das células de combustível, a descoberta poderá baixar a temperatura a que as células de combustível operam habitualmente.

As células de combustível de óxido sólido são prometedoras para a próxima geração de fábricas porque são mais eficientes do que os convencionais sistemas geradores, como turbinas, além de que podem utilizar mais variedade de combustíveis do que outras células de combustível. O problema destas células é que as altas temperaturas necessárias para que operem com grande eficiência tornam-nas muito caras e de aplicação limitada. Assim, a descoberta espanhola está a ser encarada com um grande empurrão ao desenvolvimento e aplicação desta tecnologia num futuro próximo.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Simposium HYPOTHESIS VIII realiza-se no próximo ano em Lisboa

Lisboa vai receber, entre 1 e 3 de Abril do próximo ano, o Simposium HYPOTHESIS VIII, que este ano tem o tema Hydrogen Systems and Materials for Sustainability. O evento pretende criar fóruns onde representantes da indústria, do público, de laboratórios, universidades e departamentos governamentais possam encontrar-se, discutir e assistir aos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos do hidrogénio.

O evento abordará os mais variados aspectos, desde os mais teóricos, passando pelos mais demonstrativos com a apresentação de protótipos já desenvolvidos em que o hidrogénio é utilizado como fonte de energia.

O primeiro simpósio deste género teve lugar em 1995, em Itália, e chegou no ano passado à sua sétima edição no México. Lisboa acolhe a oitava edição, no próximo ano.

A iniciativa conta com um conselho consultivo internacional, cujos membros integraram a organização das edições anteriores. Neste grupo estão nomes como Salvatore Cicconardi (Itália), Tor. O. Saetre, (Noruega), Nikolai V. Egorov (Rússia), Jochen Lehmann (Alemanha), Martino Marini (Itália), Antonio Valdés (Cuba) e Gerardo Arriaga (México).