HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

terça-feira, 30 de setembro de 2008

AP2H2 organiza workshop para discussão do Roadmap do hidrogénio

A AP2H2 está a organizar o workshop Dinamizar a Sociedade do Hidrogénio, que terá lugar dia 17 de Novembro, no Hotel Golfmar, Vimeiro, Torres Vedras. O objectivo deste evento, que conta com o patrocínio da Camara Municipal de Torres Vedras e da REN, é discutir e validar a proposta de roadmap para a Sociedade do Hidrogénio elaborada no âmbito do projecto EDEN – Endogenizar o Desenvolvimento de Energias Novas. O Roadmap aponta os impactes ambientais e económicos, bem como as oportunidades de negócio decorrentes da introdução do hidrogénio no mix energético nacional.

Em cima da mesa também está, neste workshop, a definição de objectivos, projectos e actividades, e identificar parceiros interessados em participar num novo projecto mobilizador a apresentar oportunamente ao QREN, bem como contribuir para o estabelecimento de parcerias para projectos de investigação em consórcio.

Finalmente, será lançado o processo para a criação da Plataforma Tecnológica Portuguesa para o Hidrogénio e as Pilhas de Combustível, que assegure a interface com as actividades e o plano de acção da Joint Technology Initiative para o Hidrogénio da União Europeia.

AP2H2 estabelece parceria com Portal das Energias Renováveis

A AP2H2 vai ser a responsável pelos conteúdos temáticos relativos ao hidrogénio no Portal das Energias Renováveis (PER). Este é o resultado da parceria estabelecida entre a Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio e o PER .

A AP2H2 prossegue, assim, o seu propósito de promover a discusão em torno desta fonte de energia, ainda pouco divulgada no nosso País, e o Portal das Energias Renováveis reforça os seus conteúdos. Os frutos desta parceria serão em breve notórios em ambos os sítios.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Hidrogénio é a energia alternativa menos conhecida

O hidrogénio é a energia alternativa menos conhecida de todas, segundo um estudo de opinião da população portuguesa sobre o hidrogénio, realizado para a AP2H2. No total das 300 entrevistas levadas a cabo junto de indivíduos maiores de 18 anos, com mais do que o 9.º ano de escolaridade, residentes em centros urbanos de Portugal Continental, apurou-se que apenas sete por cento dos inquiridos referiu espontaneamente o hidrogénio, conseguindo no total, 67 por cento de notoriedade. Isto significa que dois em cada três dos indivíduos entrevistados já ouviu falar no hidrogénio como energia alternativa, sendo que os homens e os indivíduos com curso superior são os que mais o conhecem.

As energias solar e eólica são, sem qualquer dúvida, as energias alternativas mais conhecidas, seguindo-se o biodiesel e a energia das ondas, revelou o trabalho que permitiu ainda aferir que a fome/pobreza é o problema, a nível mundial, que mais preocupa a população inquirida. O ambiente/poluição surge em segundo lugar na ordem de preocupações, enquanto que as questões energéticas, a par dos direitos das minorias, são, entre os problemas apresentados, os menos preocupantes. As mulheres, os mais velhos, os indivíduos com escolaridade menos elevada e os residentes nas regiões Norte e Sul, são os que mostram maior preocupação com estas questões. Estes mesmos segmentos são, também, os que estão mais preocupados, quando direccionados para os problemas ambientais. Neste aspecto, a poluição e o aquecimento global são os mais referidos.

A escassez das fontes de energia convencionais é, pelo contrário, entre os problemas apresentados, o menos preocupante. A explicação parece estar na solução “energias alternativas”; pelo menos essa foi a principal razão (63 por cento) dada para justificar “não estar preocupado” com a escassez das energias convencionais. Outras justificações prendem-se com «Coisas mais importantes, 22 por cento; A natureza regenera-se, vai resolver-se naturalmente, 7 por cento; e outras razões, 9 por cento.

A televisão é o principal veículo para dar a conhecer o hidrogénio (36 por cento dos inquiridos), enquanto energia alternativa. A escola e a imprensa aparecem, respectivamente, em segundo e terceiro lugar com 19 e 16 por cento. Os programas de carácter informativo são o principal tipo de notícia utilizado para divulgar o hidrogénio (45 por cento). Note-se ainda que a maioria dos entrevistados já conhece o hidrogénio como energia alternativa há mais de um ano (65 por cento).O recurso ao hidrogénio como combustível para veículos automóveis é a forma de utilização mais conhecida; com efeito, 80 por cento dos indivíduos que afirmaram conhecer o hidrogénio como energia alternativa referenciaram esta utilização. Não admira pois que, ser “um combustível” seja o que mais vem à ideia dos entrevistados quando pensam no hidrogénio.

Em termos de imagem reconhecem-lhe a eficiência e a segurança, “criticando-lhe” o custo. Ser um combustível limpo, não poluente é a grande vantagem que lhe é atribuída.Em termos de futuro, as expectativas são as de que o hidrogénio será, senão uma das principais energias alternativas, pelo menos, uma das várias energias alternativas. Apenas quatro por cento dos entrevistados considera que o hidrogénio não é uma energia com futuro.

O estudo procurou determinar índices de notoriedade do hidrogénio, enquanto fonte de energia; o modo de conhecimento e o tempo de conhecimento do hidrogénio; as utilizações conhecidas do hidrogénio; e a «imagem» do hidrogénio, não só em termos globais mas também em matéria de eficiência, custo e segurança.

A informação necessária foi recolhida pelas empresas Consulmark e Perfil, através de entrevistas individuais, telefónicas, realizadas com recurso ao sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing). A margem de erro do total, para um intervalo de confiança a 95 por cento, associada a esta dimensão de amostra, para um universo infinito, é de + 5.7 por cento. O trabalho de campo deste estudo decorreu entre os dias 7 e 14 de Maio de 2008. Para aceder ao documento na íntegra consulte http://www.ap2h2.pt/ .

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Director-geral da DGEG recebe AP2H2

José Perdigoto, director-geral da Direcção Geral da Energia e Geologia (DGEG), recebeu a direcção da AP2H2 a 29 de Agosto.

José Campos Rodrigues e Luís Alves foram os interlocutores que pretenderam sensibilizar o responsável para a importância do hidrogénio num novo quadro energético nacional. O lançamento de estratégias que visem a criação de riqueza e valor acrescentado associado à emergência da economia do hidrogénio, a criação de um quadro legal de normalização e de certificação de segurança, e a colaboração na participação portuguesa nas iniciativas europeias e organizações internacionais com actividade no desenvolvimento e promoção do hidrogénio foram algumas das propostas avançadas pela associação.

Embora receptivo às iniciativas, José Perdigoto deixou trespassar que as decisões políticas sobre as apostas energéticas para o País são exclusivamente da tutela, pelo que resta esperar que o hidrogénio seja claramente uma aposta do Governo.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ficha de inscrição para o 2º Seminário Internacional sobre Economia do Hidrogénio

Inscrição

100 € (inclui almoço)
-Membros/Parceiros privados da AP2H2, ECOS e EDEN e organizações com mais de um participante inscrito beneficiam de um desconto de 10%;
- Estudantes beneficiam de um desconto de 20%;
- Representantes eTécnicos da Administração Pública Central e Local beneficiam de condições especiais com prioridade para as entidades públicas participantes no projecto ECOS. Contactar o Secretariado para informação complementar.


Para efeitos de inscrição deverá proceder ao preenchimento do presente formulário e reenviá-lo para o Secretariado da Comissão Organizadora (Judite_rodrigues@yahoo.com )

Nome-------------------------------------------------------------------------------------------
Entidade----------------------------------------------------------------------------------------
Cargo/Função ----------------------------------------------------------------------------------
Morada-----------------------------------------------------------------------------------------Localidade ------------------------------------------------------ Código Postal -----------------
Contacto telefónico ------------------------- E-mail --------------------------
Nº de contribuinte entidade pagadora --------------------------------------


Formas de pagamento
· Cheque (à ordem de AP2H2 -Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio)
· Transferência Bancária (NIB: 0010 0000 335879 00001 13)


Obtenha mais informações através do 91 32 99 234, Judite Rodrigues

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bruxelas avança com homologação para veículos movidos a hidrogénio

A Comissão Europeia aprovou, a 3 de Setembro, uma proposta de regulamento que estabelece os requisitos para a homologação de veículos no que se refere à propulsão a hidrogénio, e para a homologação de componentes para hidrogénio e de sistemas a hidrogénio. A proposta ainda carece da aprovação dos Estados-membros da União Europeia (UE), mas apresenta-se como a primeira tentativa da UE regulamentar esta tecnologia emergente no segmento automóvel antes que cada Estado-membro avance por si. Isto numa altura em que a maioria dos fabricantes está a efectuar investimentos importantes no desenvolvimento da tecnologia, adoptando abordagens diferentes. Por isso, surgiu a necessidade de «estabelecer requisitos de segurança independentes da tecnologia utilizada».

O regulamento estabelece, por exemplo, que os fabricantes devem demonstrar que todos os novos veículos movidos a hidrogénio vendidos, matriculados ou colocados em serviço na Comunidade e todos os componentes para hidrogénio ou sistemas a hidrogénio vendidos ou colocados em serviço na Comunidade estão homologados nos termos do regulamento e respectivas medidas de execução. Para homologar os veículos, os fabricantes devem equipá-los com os componentes e sistemas a hidrogénio que cumpram os requisitos do regulamento.

De acordo com o texto do documento, o regulamento deve entrar em vigor 20 dias após a sua publicação no jornal oficial da Comunidade, altura em que as autoridades nacionais devemrecusar a homologação CE ou a homologação nacional a novos modelos de veículos ou recusar a homologação CE de componente a novos tipos de componentes ou de sistemas a hidrogénio que não cumpram os requisitos do regulamento. 36 meses depois da entrada em vigor deste regulamento, as autoridades nacionais devem, no caso de novos veículos que não cumpram o regulamento e respectivas medidas de execução, deixar de considerar válidos os certificados de conformidade e proibir o registo, a venda e a entrada em serviço desses veículos e, no caso de novos componentes ou sistemas a hidrogénio que não cumpram, proibir a sua venda e entrada em serviço.

Segundo o regulamento, os objectivos visam designadamente a realização do mercado interno através da introdução de requisitos técnicos comuns referentes aos veículos a motor movidos a hidrogénio, que não podem ser suficientemente realizados pelos Estados-membros. Por outro lado, como os veículos movidos a hidrogénio apenas poderão ter êxito no mercado quando existir na Europa uma infra-estrutura suficiente a nível de estações de serviço, a CE propôs «estudar medidas adequadas para apoiar a criação de uma rede de estações de serviço para veículos a hidrogénio na Europa».

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Programa do 2º Seminário Internacional de Torres Vedras – A Economia do Hidrogénio e a Sustentabilidade Energética e Ambiental

9h00 RECEPÇÃO DE PARTICIPANTES
9h30 ABERTURA

Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras – Dr. Carlos Manuel Soares Miguel.
• key-note: Ameaças e desafios para a economia portuguesa no contexto internacional - Professor Doutor Luís Campos e Cunha, FE/UNL

Pausa para Café

10h30 1º Tema – Sustentabilidade Energética e Ambiental
Moderador: Director Geral de Energia e Geologia, Dr. José Perdigoto *.
• Quioto e pós Quioto – Professor Daniel Borrego (FCUL/ UL)
• Responsabilidade Social – **
• As Mudanças no Paradigma Energético – Professor Mario Baptista Coelho (FCUL/ UL)
• Promoção do Hidrogénio em Portugal – Eng. Rui Pimenta/IDMEC
• A Economia do Hidrogénio – ** Plataforma Tecnológica Europeia
• Estratégias Empresariais – Dra. Veronica Mesa/Hynergreen/grupo Abengoa/Espanha

12h30 Almoço

14h00 2º Tema – Experiências Internacionais
Moderadora: Sub-Directora Geral Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano – Arq. Maria João Botelho.
• • Fondacion para el Desarrollo de las Nuevas Tecnologias del Hidrogenio en Aragon
• • Orkney Renewable Energy Forum – Professor Gareth Davies
• • UNIDO/ Turquia - **
• • Road map para Portugal – Professor Rei Fernandes, IDMEC

Pausa para Café

16h00 3º Tema – Projecto ECOS/TVD
Moderador: Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras – Carlos Bernardes
• A Economia do Hidrogénio em Portugal, Caminho Percorrido e Novos Desafios – Eng.º Campos Rodrigues, AP2H2
• Apresentação do Projecto ECOS – Eng. Victor Silva, CM Moura
• Mesa redonda – Viabilidade Local/Regional de um Cluster de Energias Alternativas; Eng. Victor Silva (CM Moura); Professor Mário Baptista Coelho (FCUL/UL); Eng. João Gonçalo Maciel (EDP Inovação)

17h00 ENCERRAMENTO

Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras – Dr. Carlos Manuel Soares Miguel.
Sua Excelência Secretário Estado do Ordenamento do Território e das Cidades – Professor Doutor João Ferrão

* Participações sujeitas a confirmação
** orador a definir

Seminário Internacional sobre a Economia do Hidrogénio debate sustentabilidade energética e ambiental

O 2º Seminário Internacional sobre a Economia do Hidrogénio realiza-se no próximo dia 23 de Setembro no Hotel Westin, em Torres Vedras. A iniciativa, organizada pela AP2H2 em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras (no âmbito do projecto ECOS) e a EDEN – Associação para a promoção do Hidrogénio, visa contribuir para a divulgação e promoção do hidrogénio.

O seminário será uma ocasião para que todos os interessados nos desafios da sustentabilidade energética e ambiental, possam partilhar e discutir informação relevante sobre os impactes e oportunidades emergentes da Economia do Hidrogénio, proporcionando uma interacção, que esperamos proveitosa, entre responsáveis do poder político, agentes da administração central e local, comunidade científica e tecido empresarial.

O evento conta com a participação de oradores internacionais e especialistas nacionais como Filipe Duarte Santos, Rei Fernandes, Mário Baptista Coelho, António Vidigal, entre outros. Também são esperadas as participações do Ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, do Ministro da Economia, Manuel Pinho, do Secretário de Estado do Ordenamento do Território, João Ferrão, e do director da Dorecção-geral de Energia e Geologia, José Perdigoto, além do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel.

As temáticas versam as ameaças, desafios e oportunidades para Portugal num cenário de condicionantes energéticas e ambientais, a economia do hidrogénio, as mudanças no paradigma energético, entre outras (veja o programa completa na notícia Programa do 2º Seminário Internacional - A Economia do Hidrogénio e a Sustentabilidade Energética e Ambiental).

A esta iniciativa está associada a realização em Outubro de um Workshop, que visa a constituição de uma plataforma tecnológica nacional para o Hidrogénio e a promoção de parcerias nacionais para candidaturas aos projectos mobilizadores e à investigação em consórcio a apresentar ao QREN.

Workshop para a discussão do Roadmap do hidrogénio adiado para Outubro

Alargar o período de preparação do workshop, dinamizando a participação de todos os potenciais interessados em desenvolver iniciativas no âmbito da economia do hidrogénio, foi o mote para a AP2H2 - Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio adiar a realização do workshop previsto para o primeiro dia do seminário internacional - A Economia do Hidrogénio e a Sustentabilidade Energética e Ambiental, a ocorrer dia 22 de Setembro em Torres Vedras. A nova data será anunciada muito brevemente, mas sabe-se desde já que o evento terá lugar em Outubro.

A ideia é enriquecer o debate e incrementar o envolvimento dos parceiros nos projectos e iniciativas que se venham a identificar no decorrer dos trabalhos do workshop, que visa a discussão do Roadmap para o hidrogénio em Portugal, bem como a definição de um plano de acção de médio prazo, nomeadamente a criação da plataforma tecnológica para a economia do Hidrogénio, visando a ligação às dinâmicas que se vão gerando na UE. O workshop terá ainda como objectivo dinamizar a criação de parcerias visando a apresentação de candidaturas aos projectos mobilizadores e à investigação em consórcio apoiado pelo QREN.

Com estes objectivos a comissão organizadora do workshop está a desenvolver a metodologia que irá sustentar os trabalhos de que dará conhecimento muito brevemente. Não deixe de participar.