quinta-feira, 31 de março de 2011
Nanotecnologia pode viabilizar hidrogénio como combustível
A empresa britânica Cella Energy apresentou uma nova tecnologia que promete aemazenar o hidrogénio de forma simples e segura, tornando o seu consumo viável em larga escala. A Cella Energy usa hidretos - substâncias que absorvem o hidrogénio como uma esponja - para construir fibras minúsculas que são aprisionadas em nanocápsulas de plástico. A estratégia dispensa o armazenamento de hidrogénio sob temperaturas muito baixas ou pressões muito altas e facilita seu manuseamento em bombas de combustível e tanques de carros. Os criadores garantem que o hidrogénio aprisionado nas nanocápsulas se comporta como líquido, com a vantagem de não se inflamar facilmente. Para oferecê-lo ao consumidor, a infra-estrutura de postos teria de passar por mínimas modificações, segundo os investigadores. A ideia é dar aos motoristas a mesma experiência que têm agora. «A maioria das pessoas está acostumada a levar três minutos para encher o tanque e andar 450 quilómetros com o carro», disse Stephen Voller, presidente da Cella Energy. «A nossa tecnologia permite a mesma experiência com o hidrogénio, algo que os carros eléctricos não conseguem». Segundo Voller, o hidrogénio poderia ser uma alternativa economicamente viável se as nanocápsulas forem produzidas a partir de fontes renováveis, como a energia eólica e a solar.
Governo lança concurso público para veículos eléctricos
Foi lançado o primeiro concurso público para celebração do acordo quadro de Veículos Eléctricos em Portugal. De acordo com uma nota publicada no Portal do Governo, o concurso lançado a 16 de Março pela Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP) “constitui o primeiro passo para a concretização da medida de incentivo ao uso de veículos eléctricos”, que tem como objectivo “a aquisição anual de 20 por cento de viaturas automóveis eléctricas em processos de renovação da frota da administração pública”.
Na sequência da Resolução de Conselho de Ministros n.º 81/2009, de 20 de Agosto de 2009, esta consulta constitui o primeiro passo para a concretização da medida de incentivo ao uso dos veículos eléctricos que aponta para a aquisição anual de 20 por cento de viaturas automóveis eléctricas em processos de renovação da frota da administração pública.
Este procedimento integra-se nos trabalhos preparatórios do lançamento de concurso público com vista à celebração do acordo quadro e visa identificar as melhores soluções para as necessidades da apública nesta área de fornecimento.
O documento de suporte relativo à consulta pública, bem como os termos e condições em que a mesma decorre, encontram-se disponíveis no portal da ANCP, na página ‘Consultas Públicas’. Na nota emitida a 21 de Março pelo Ministério das Finanças e da Administração Pública é também anunciado um outro concurso público para Viagens, Alojamento e Transporte Aéreo, que se destina a “qualificar e a seleccionar os melhores prestadores de serviços de Viagens, Alojamentos e Transporte Aéreo”, com o objectivo de “racionalizar os processos de compra e obtenção de ganhos de eficiência”.
Estes dois concursos públicos são os primeiros a ser lançados em 2011 pela ANCP.
quarta-feira, 30 de março de 2011
Hidrogénio pode integrar Iniciativa Smart Cities
Na sua comunicação «Energia 2020 - Uma estratégia para a energia competitiva, sustentável e segura», a Comissão Europeia desafiou a iniciativa Smart Cities para a eficiência energética e para acelerar a implantação em larga escala de tecnologias inovadoras e de baixo carbono.
Em Fevereiro, o Conselho Europeu convidou a Comissão a lançar uma iniciativa industrial para "soluções de poupança de energia nas cidades".
Em linha com esta orientação, a Iniciativa Cidades e Comunidades Inteligentes conta com a estrutura organizacional do SET-Plan. Numa próxima etapa, a Comissão pretende criar um fórum de encontro dos interessados neste domínio e estruturar o diálogo. Numa fase posterior, a iniciativa pode evoluir para uma Parceria de Inovação, conforme o previsto na Comunicação da Comissão sobre a União de Inovação, de 6 de outubro de 2010.
As partes interessadas são convidadas a contribuir para uma consulta on-line até 13 maio de 2011.
HyRaMP estende-se à mobilidade eléctrica
O HyRaMP - Parceria Europeia das Regiões e Municípios para a hidrogénio e células de combustível, criado em Abril de 2008, em colaboração com a Comissão Europeia, começou a trabalhar na preparação de sua expansão para uma Parceria Europeia das Regiões e dos Municípios na Mobilidade Eléctrica.
Memos do HyRaMP e não-membros foram chamados a criar o primeiro esboço da "Parceria HyRaMP ampliada ". Dentro deste esforço, o HyRaMP realizou já o primeiro seminário sobre a temática em Fevereiro, em Bruxelas. No total, estiveram presentes no evento mais de 32 participantes, representando cerca de 20 diferentes regiões da Europa e dos Municípios.
As principais apresentações foram feitas pelo conselho do HyRaMP, representantes da Comissão Europeia, bem como de representantes Estugarda, na Alemanha, Amesterdão e Roterdão, na Holanda, e North East England, Reino Unido. Cada apresentação deu uma visão sobre as actividades de mobilidade eléctrica que estão a ser desenvolvidas na região.
Subscrever:
Mensagens (Atom)