segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
26 autocarros vão levar Hidrogénio Limpo às Cidades Europeias
O projecto Hidrogénio Limpo nas Cidades Europeias (Chic, da sigla em inglês) é o passo necessário para a comercialização de autocarros movidos a células de combustível a hidrogénio (H2FC).
O projecto vai facilitar a integração dos 26 autocarros H2FC nas operações diárias de cinco cidades da Europa, com apoio das autoridades de transporte em Aargau (Suíça), Bolzano (Itália), Londres (GB), Milão (Itália) e Oslo (Noruega), bem como da Joint Undertaking for Fuel Cells and Hydrogen. A ideia é fazer a introdução progressiva de frotas de autocarros H2FC, de estações de reabastecimento de hidrogénio e outras infra-estruturas que facilitem a integração harmoniosa dos autocarros H2FC nos transportes públicos da Europa.
O CHIC foi lançado em Novembro, na cidade de Colónia com a Declaração de Missão assinada pelos parceiros, que se comprometeram a colocar os 26 veículos em serviço regular em 2012.
O projecto visa alavancar os resultados de projectos anteriores, nomeadamente da fase 0, que teve lugar em Berlim, Colónia, Hamburgo e Whistler (Canadá), trazendo as experiências.
Depois do sucesso do teste de campo de autocarros de primeira e segunda geração H2FC, através dos projectos CUTE e HyFleet, este projecto vai mais além com a implantação da mais recente geração do híbrido de célula de combustível (FCH) em preparação para a introdução no mercado. Os autocarros serão fornecidos pela Mercedes-Benz, Wright e Van Hool. As infra-estruturas de reabastecimento de hidrogénio vão envolver os principais actores industriais na Europa, como é o caso da Shell, Total, Vattenfall, Air Products, Linde e Air Liquide.
O projecto irá servir ainda de guia para 14 regiões adicionais na Europa, no âmbito da fase 2 do projecto, que querem utilizar pela primeira vez um autocarro H2FC nos transportes públicos a partir de 2012, em cooperação com as regiões europeias e municípios integrados no HyRAMP.
Uma parte importante do projecto passa pela avaliação ambiental, económica e social da utilização de autocarros movidos a hidrogénio.
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