HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Escola de Ansião apresenta Taxi Fuel Cell


Um carro movido a hidrogénio foi a ideia vencedora, na categoria do ensino secundário, na final intermunicipal do Concurso de Ideias “Gestão de Resíduos e Empreendedorismo nas Escolas”, que decorreu no Centro de Negócios de Ansião, em Junho.

Cada
município (Ansião, Alvaiázere, Condeixa, Pombal e Penela) apresentou as suas melhores ideias, sendo que o 1º lugar nesta categoria foi atribuído a um grupo de três alunos do Pólo de Penela da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó do Curso de Energias Renováveis, que deram à ideia o título “Taxi Fuel Cell”. O projecto baseia-se na criação de um carro de raiz em hidrogénio, que será abastecido por água sendo separada no motor por electrólise.

O 1º lugar na categoria do 3º ciclo foi directo para a ideia “Sapatos em 2 Pés”, da Escola Básica Gualdim Pais, de Pombal, que consiste na criação de uma plataforma online de venda de sapatos para mulheres em segunda mão. Os sapatos usados serão renovados e postos à venda a preços mais acessíveis. Depois do produto recuperado este será fotografado e a sua imagem colocada no site de compra e venda online.

Este projecto envolveu, no ano lectivo 2010/2011, cinco dos seis municípios da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó – Alvaiázere, Ansião, Condeixa, Penela e Pombal. Nele estiveram envolvidos cerca de 1500 alunos, distribuídos por 25 estabelecimentos de ensino e apoiados por 250 professores.

No total, das 128 equipas candidatas, 60 estiveram presentes no concurso, constituídas por cerca de 170 jovens empreendedores.

Sem comentários: