HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Governo cria Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia


É o próprio Primeiro-ministro Passos de Coelho a presidir ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, criado a semana passada em Conselho de Ministros. O organismo consultivo terá como missão o aconselhamento e optimização das políticas de I&D.

O conselho deverá ser constituído «pelos melhores cientistas e empreendedores do País», pode ler-se na proposta de Orçamento de Estado de 2012. Para o próximo ano, o Governo quer apostar na investigação aplicada e transferência de tecnologia para o tecido empresarial através da introdução de novas medidas nos programas de formação de recursos humanos que estimulem o empreendedorismo dos investigadores e a sua integração nas empresas.

Do pacote de estímulo à I&D constam também alterações ao do modelo de financiamento das Unidades de Investigação. A ideia é a promover a excelência e a concentrar os apoios financeiros onde eles são cientificamente mais rentáveis, reduzindo a carga administrativa das avaliações institucionais, promovendo a iniciativa individual dos investigadores e incentivando a competitividade das instituições para o acolhimento dos investigadores e projectos de maior valor.
Para aumentar o emprego científico e a formação de recursos humanos qualificados prevê-se o lançamento de concursos nacionais para contratos de desenvolvimento de carreira de jovens Doutorados e para o recrutamento dos melhores cientistas nacionais e estrangeiros que queiram integrar o sistema científico nacional.

Deste modo pretende-se criar um corpo estável de investigadores de excelência no país seleccionando os melhores a nível nacional, promover a mobilidade dos investigadores permitindo-lhes trabalhar nas instituições que melhores condições ofereçam para o desenvolvimento dos seus projectos e para a competitividade das suas carreiras, ajustar as competências nas diferentes áreas do conhecimento à evolução das necessidades do país e estimular o emprego científico em Empresas, Laboratórios de Estado e Universidades, lê-se no Orçamento de Estado.

Sem comentários: