A Europa chegou a uma fase decisiva para alcançar os seus objectivos de descarbonização até 2050, sendo que o hidrogénio e a tecnologia de células de combustível são fundamentais para alcançar estes objectivos. Na quarta reunião de stakeholders da Fuel Cell and Hydrogen Joint Undertaking (FCH JU), que teve lugar de 22 a 23 de Novembro em Bruxelas, chegou-se à conclusão que ainda são necessários mecanismos de financiamento adequados e regulamentares para superar os obstáculos remanescentes à implantação destas tecnologias e encorajar à adopção destas tecnologias inovadoras.
Até agora têm sido feitos investimentos significativos por parceiros industriais, de pesquisa, e entidades políticas no sentido de promover o desenvolvimento tecnológico e sua entrada no mercado. Mas com recursos financeiros limitados e um clima de investimento sob pressão, tornou-se essencial «uma acção concertada entre todos os intervenientes para promover uma integração bem sucedida de células a combustível e hidrogénio na energia europeia e sistema de transporte.
Durante a Assembleia Geral, todas as áreas da indústria e investigação, bem como decisores políticos da UE e nacionais debateram a necessidade de fazer a ponte entre os projectos de demonstração e a implementação comercial destas tecnologias limpas, bem como sobre a partilha dos recursos e políticas.
«As forças de mercado por si só não vão sustentar o desenvolvimento destas tecnologias, para que possam competir com sucesso com as actuais. Um compromisso forte e determinado das instituições públicas e do sector privado em conjunto é essencial para apoiar a implantação de aplicações e produtos inovadores com benefícios energéticos e ambientais. Todo o sector formalizou a sua tecnologia e ambição financeira de contribuir para a energia da Europa e os objectivos de baixo carbono até 2020», avançou Pierre-Etienne Franc, presidente do conselho directivo do agrupamento indústria do FCH JU.
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