O Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa, está a desenvolver um carro ecológico, movido a hidrogénio. O Projecto Shell Eco Marathon conta com a participação de estudantes de diversos cursos e tem como objectivo a participação nas provas Eco Marathon de 2009 e 2010 em LausitzRing, na Alemanha.
O projecto está dividido em 3 fases fundamentais: projecto, construção e testes. A actual fase de projecto prolonga-se até ao dia 31 deste mês, data em que o HidrogenIST deverá estar completamente desenhado e documentado. Segue-se depois a construção que terá início na primeira semana de Dezembro e decorrerá até 31 de Março de 2009. Finda a construção, o protótipo deverá efectuar todos os testes de modo a optimizar o seu desempenho em prova, até à semana que antecede a maratona, a decorrer em Maio de 2009, no circuito de Lausitz RIng.
Aquele que será o primeiro protótipo do Projecto Shell Eco Marathon está a ser projectado para participar na categoria de Hidrogénio. Em termos de propulsão, será constituído por uma célula de combustível, que irá gerar a energia eléctrica necessária para alimentar o motor eléctrico responsável pela locomoção do mesmo. Tal como a aerodinâmica, a propulsão será um dos elementos do protótipo sobre o qual recairão os maiores cuidados.
O HidrogenIST está a ser projectado com recurso a programas de CAD (Computer Aided Design) como é exemplo o Solid Works, estando também a ser realizados testes estruturais utilizando os modelos de CAD em programas de análise estrutural. O departamento de aerodinâmica recorre, assim, a programas de CFD (Computational fluid dynamics) de modo a que possa testar todos os modelos que já modelou em CAD. O departamento de estrutura deverá nas próximas semanas proceder aos testes de visibilidade do protótipo. Para tal terá de considerar não só as restrições impostas pelos regulamentos da prova mas também a fisionomia das condutoras, e construir um banco de testes que possa resolver o problema das dimensões do HidrogenIST.
A partir do momento em que o departamento de estruturas tiver as dimensões globais do protótipo, o departamento de aerodinâmica iniciará a redimensionalização dos seus modelos em CAD e iniciará os testes de CFD. Nesta fase de projecto, o departamento de propulsão é o mais prático de todos. Tendo já uma ideia geral das necessidades energéticas do HidrogenIST, o departamento aguarda disponibilidade financeira para que se possa adquirir todo o material electrónico, incluindo a célula de hidrogénio, de modo a que se possam iniciar os testes e a consequente optimização da propulsão do veículo.
A par do projecto, o departamento de marketing está a estabelecer contactos com empresas, com o propósito de firmar parcerias que garantam a viabilidade do projecto. Mais informações em http://psem.ist.utl.pt
Aquele que será o primeiro protótipo do Projecto Shell Eco Marathon está a ser projectado para participar na categoria de Hidrogénio. Em termos de propulsão, será constituído por uma célula de combustível, que irá gerar a energia eléctrica necessária para alimentar o motor eléctrico responsável pela locomoção do mesmo. Tal como a aerodinâmica, a propulsão será um dos elementos do protótipo sobre o qual recairão os maiores cuidados.
O HidrogenIST está a ser projectado com recurso a programas de CAD (Computer Aided Design) como é exemplo o Solid Works, estando também a ser realizados testes estruturais utilizando os modelos de CAD em programas de análise estrutural. O departamento de aerodinâmica recorre, assim, a programas de CFD (Computational fluid dynamics) de modo a que possa testar todos os modelos que já modelou em CAD. O departamento de estrutura deverá nas próximas semanas proceder aos testes de visibilidade do protótipo. Para tal terá de considerar não só as restrições impostas pelos regulamentos da prova mas também a fisionomia das condutoras, e construir um banco de testes que possa resolver o problema das dimensões do HidrogenIST.
A partir do momento em que o departamento de estruturas tiver as dimensões globais do protótipo, o departamento de aerodinâmica iniciará a redimensionalização dos seus modelos em CAD e iniciará os testes de CFD. Nesta fase de projecto, o departamento de propulsão é o mais prático de todos. Tendo já uma ideia geral das necessidades energéticas do HidrogenIST, o departamento aguarda disponibilidade financeira para que se possa adquirir todo o material electrónico, incluindo a célula de hidrogénio, de modo a que se possam iniciar os testes e a consequente optimização da propulsão do veículo.
A par do projecto, o departamento de marketing está a estabelecer contactos com empresas, com o propósito de firmar parcerias que garantam a viabilidade do projecto. Mais informações em http://psem.ist.utl.pt
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