A Oorja Protonics revelou que a sua tecnologia de células de combustível obteve o aval da União Europeia para iniciar a comercialização dos seus produtos em espaço europeu. Um dos seus principais produtos é o OorjaPac, uma célula de combustível concebida para empilhadeiras, com um tanque de armazenamento de 3 a 4 galões de metanol, capaz de fornecer energia durante cerca de 10 horas ao veículo.
De acordo com a empresa, um laboratório acreditado testou o Oorja Pac em matéria de segurança, radiação, descargas electroestáticas e outros aspectos, garantindo a conformidade com as normas europeias. Um processo que foi desenvolvido ao longo de 18 meses. Agora, a empresa está prestes a terminar a fase de testes para obter semelhante reconhecimento nos EUA.
Segundo a Oorja Protonics estão a ser desenvolvidas outras células de combustível, sem adiantar mais pormenores. O Oorja Pac tem sido aperfeiçoado desde Março, altura em que a empresa apresentou o produto anunciando que já se encontrava na quinta geração desde que fora elaborado o primeiro protótipo.
Uma das principais vantagens deste produto, segundo a empresa, é que a Oorja utiliza um combustível já existente, ao contrário das células de combustível a hidrogénio. O metanol pode ser produzido a partir do gás natural, de aterros sanitários e de resíduos orgânicos. Assim, o sistema da Oorja funciona como um carregador e pode ser reabastecido, tal como um carro, a partir de uma torneira de metanol.
Sem comentários:
Enviar um comentário