A cidade de São Paulo, no Brasil, adquiriu o primeiro autocarro movido a hidrogénio do país e da América Latina. Após quase três anos de discussão sobre o assunto, o veículo começou a circular este mês. Com 12 metros de comprimento e capacidade para 63 pessoas (incluindo motorista), o novo autocarro faz o trajecto entre o Terminal São Mateus (zona leste) e o Jabaquara (zona sul).
Até ao final deste mês, o veículo estará em fase de testes, segundo informação da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), pelo que não haverá transporte de passageiros. Todos os dias, o autocarro "ambientalmente correcto" partirá do mesmo ponto do que um veículo similar movido a diesel e transportará, em peso, a mesma quantidade. Findo este período, a empresa vai produzir um relatório "comparativo de desempenho", após o qual será decidida a sua utilização para o transporte de pessoas.
O Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio foi desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia e pela EMTU, em parceria com três entidades. O custo total para a elaboração foi de cerca de 31 milhões de reais. Até o fim de 2010 prevê-se que estejam em funcionamento quatro autocarros a hidrogénio, circulando a uma velocidade média superior a 25 km/h.
O Projeto Ônibus Brasileiro a Hidrogênio foi desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia e pela EMTU, em parceria com três entidades. O custo total para a elaboração foi de cerca de 31 milhões de reais. Até o fim de 2010 prevê-se que estejam em funcionamento quatro autocarros a hidrogénio, circulando a uma velocidade média superior a 25 km/h.
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