Uma estação de abastecimento de hidrogénio em cada casa. Pode ser uma visão futurista, mas esta visão não está longe de se concretizar: a Horizon Fuel Cell Technologies anunciou esta semana aquela que poderá ser uma tecnologia revolucionária. Trata-se de uma pequena estação de abastecimento e armazenamento de hidrogénio que poderá iniciar a transição para uma economia do Hidrogénio.
Para possibilitar a produção de mais equipamentos que utilizem células de combustível, a unidade permite a produção do hidrogénio in loco, evitando a dependência de outras infra-estruturas de abastecimento.
Copm a designação de HYDROFILLTM, a primeira estação de abastecimento de hidrogénio pessoal deverá ser apresentada no Consumer Electronics Show, em Las Vegas. O dispositivo pode estar ligado a cianeto de hidrogénio, um painel solar ou uma pequena turbina eólica, que automaticamente extrai o hidrogénio existente num recipiente de água para um pequeno cartucho. Este cartucho contém ligas metálicas que absorvem o hidrogénio em estruturas cristalinas, libertando o hidrogénio a baixa pressão, o que evita os problemas inerentes ao armazenamento a alta pressão.
Este método de armazenamento também cria a maior densidade energética volumétrica de hidrogénio, quando comparado com outras formas de armazenamento – mesmo sob a forma de hidrogénio líquido. Estes cartuchos dispõe de mais capacidade de energia do que as convencionais baterias, são mais baratas e não produzem qualquer efeito negativo para o ambiente em matéria de metais pesados.
A Horizon acredita que o HYDROFILLTM é o primeiro passo para a constituição de estações de abastecimento privadas para a nova geração de veículos eléctricos com células de combustível. A tecnologia de células de combustível pode melhorar o desempenho e performance de baterias e outros sistemas do género, abrindo a possibilidade para uma baixa de custos dos carros eléctricos, um aumento do nível de autonomia do veiculos, bem como a sua recarga quase instantânea.
Para já, a Honrizon decidiu experimentar a tecnologia em pequenos aparelhos portáteis como telemóveis, produtos de iluminação e vários sistemas USB, utilizando uma micro célula de combustível designada de Minipak. Ao mesmo tempo, a empresa está a aplicar a tecnologia a sistemas de maior porte, que poderão abastecer desde equipamentos de jardinagem aos transportes.