HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PSA Peugeot Citroën apresenta protótipo movido a pilhas de combustível


A PSA Peugeot Citroën apresentou um protótipo equipado com tecnologia híbrida recarregável com pilhas de combustível a hidrogénio. A demonstração do carro em Lyon, França, teve lugar durante a exposição «Toute la lumière sur L’hydrogène Energie».

O veículo 100 por cento eléctrico foi desenvolvido tendo como base o Peugeot 307 CC (Coupé Cabriolet) e incorpora os últimos progressos tecnológicos de baterias e armazenamento de hidrogénio. O modelo atinge a velocidade máxima de 155 km/h e acelera de 0 a 80 km/h em 11,2 segundos.

De acordo com o fabricante, graças à arquitectura “Range Extender” - que utiliza o hidrogénio para prolongar a autonomia proporcionada pelas baterias – o modelo eléctrico tem autonomia de 500 km, próximo daquele alcançado por um veículo com motor a explosão convencional. Só com a bateria, o carro tem autonomia para um raio de 75 km.

O projecto FiSyPAC (Fiabilização do Sistema com Pilhas de Combustível), iniciado em 2006, focou essencialmente a concepção de componentes de alto desempenho e rendimento. O projecto contou com a participação de laboratórios de pesquisa franceses, como a Comissão Francesa de Energia Atómica (CEA) para a Pilha de Combustível, e com parceiros industriais, como a JCS para as baterias lítio-íon.

Assim, com menos de 1 kg de hidrogênio por 100 km, o protótipo Peugeot 307 CC FiSyPAC posiciona-se ao melhor nível mundial. O Grupo PSA também conseguiu quadruplicar a duração de vida da pilha de combustível e aumentar o seu rendimento em cerca de 20 por cento com relação a 2006.

Apesar da evolução, esses progressos ainda precisam de ser aperfeiçoados, já que o custo da pilha e das baterias lítio-íon são elevdos, a duração de vida da pilha é curta e ainda é preciso a criação de uma infra-estrutura de distribuição de hidrogénio ao público.

Sem comentários: