Um avião movido a células de combustível de hidrogénio, desenvolvido pelo projecto ENFICA-FC, completou uma série de voos de teste no aeroporto de Reggio Emilia, em Itália, estabelecendo novos recordes de velocidade e resistência para aviões eléctricos da classe C.
A União Europeia está a apoiar o desenvolvimento de aviões "mais eléctricos" e "totalmente eléctricos". As principais vantagens das tecnologias eléctricas na aviação incluem baixas emissões e baixo ruído, particularmente importante para os aviões de transporte regional que descolam e aterram em áreas urbanas.
A União Europeia está a apoiar o desenvolvimento de aviões "mais eléctricos" e "totalmente eléctricos". As principais vantagens das tecnologias eléctricas na aviação incluem baixas emissões e baixo ruído, particularmente importante para os aviões de transporte regional que descolam e aterram em áreas urbanas.
O objectivo do projecto ENFICA-FC, que inclui dez parceiros de toda a UE, era fazer uma demonstração de voo tripulado num avião eléctrico, utilizando células de combustível como fonte de energia principal. Ao longo de três anos foi projectado, desenvolvido e instalado um sistema de alimentação de combustível baseado em células de combustível num avião ultra-light, construído na República Checa.
O avião Rapid 200 FC completou o voo inaugural a 20 de Maio, utilizando um sistema totalmente híbrido de energia eléctrica, compreendendo uma célula de combustível PEM de 20kW e 20 kW bateria Li-Po. O piloto de testes Marco Locatelli realizou uma primeira descolagem mecânica, seguido de um voo de teste de 11 minutos.
O nível de voo atingido foi de 700 metros e 130 km / h. Mais testes oram realizados nos dias 26 e 27 de Maio, tendo sido estabelecido um novo recorde mundial de velocidade de 135 km / h para aviões eléctricos da classe C (quatro corridas consecutivas ao longo de um curso de 3 km, como por FAI Sporting Code).
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