HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

7º Programa-Quadro‏ abre oportunidades de financiamento para a energia



O Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT (GPPQ) está a promover sessões de informação do tema Energia do 7º Programa Quadro (7ºPQ). Estas sessões têm como objectivo divulgar junto da comunidade científica, tecnológica e empresarial as oportunidades de financiamento no âmbito do tema Energia do programa Cooperação.




O próximo concurso para submissão de candidaturas para projectos de I&DT em consórcio internacional está previsto ser lançado, pela Comissão Europeia, a 20 de Julho de 2011 (data provisória).




As próximas sessões de informação do tema energia em Portugal têm lugar a 10 de Maio (10h00-13h00), no Pavilhão do Conhecimento, Lisboa – o programa está disponível em http://www.gppq.mctes.pt/sessoes_ficha.php?id=239 ; inscrições: http://www.cienciaviva.pt/actividades2010/InscricoesEnergia/index.asp ; a 11 de Maio – (hora e local a confirmar), em Évora; a 19 de Maio – (14h00-17h00), na Universidade do Minho, Braga.




A presença nas sessões é gratuita, mas sujeita a inscrição para o email / link indicado no programa. Mais informações sobre as próximas sessões do GPPQ podem ser encontradas em: http://www.gppq.mctes.pt/sessoes.php




As próximas sessões de informação do tema energia no estrangeiro vão decorrer a 12 de Maio, em Bruxelas – Infoday Hidrogénio e Pilhas de Combustível (participação grátis): http://www.fch-ju.eu/event/public-information-session-fch-ju-2011-call-proposals; a 19 de Maio, em Berlim – Networking Event da iniciativa Fuel Cells and Hygrogen (o evento tem um custo de 80€ excepto para os membros dos grupos NEW-IG e N.ERGHY): http://www.fch-ju.eu/event/fch-ju-brokerage-event-2011; a 7 Julho, em Bruxelas - Infoday Energia organizado pela Comissão; a 11 e 12 de Julho, em Bruxelas – Infoday das Parcerias Público-Privadas (PPP), nomeadamente a Energy Efficient Buildings, organizado pela Comissão.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Livro promove hidrogénio em países ibero-americanos












«Potencialidades del hidrogenio como vector de energia em Iberoamérica» é uma obra que reúne textos de pesquisadores da Espanha, Brasil e Argentina, que integram a Rede de Hidrogênio Cyted (Programa Ibero-Americana de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento).

Com rigor científico, a publicação analisa pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças decorrentes da aplicação nos seus países das novas tecnologias associadas ao hidrogénio, tais como a célula de combustível. O objectivo da obra é servir como material de referência para os governos na tomada de decisões sobre energia e no sector ambiental.

A Rede de Hidrogénio, responsável pela publicação, reúne mais de 200 pesquisadores, em 11 países ibero-americanos. Os estudos do grupo têm como objectivo discutir avanços e perspectivas do uso do hidrogénio nessas regiões e articular as potencialidades dos grupos de pesquisa destes países para a promoção do hidrogénio.

sábado, 9 de abril de 2011

Roadmap para uma Área Única Europeia de Transportes



A Comissão Europeia apresentou, a 28 de Março o seu novo Livro Branco "Roadmap para uma Área Única Europeia de Transportes - Rumo a uma economia competitiva e de recursos do sistema de transportes eficiente" (COM2011/144).


O documento pressupõe um roteiro de 40 iniciativas concretas para construir um sistema de transporte competitivo na próxima década que irá aumentar a mobilidade, remover as principais barreiras em áreas essenciais e impulsionar o crescimento evo emprego.


A UE também anunciou a ambição de baixar metade do número de veículos convencionais alimentadas em cidades até 2030, reduzir a dependência da Europa em relação ao petróleo importado e reduzir as emissões de carbono nos transportes em 60 por cento até 2050. A UE incluiu uma referência à sua finalidade de organizar a interface entre a longa distância e o transporte de mercadorias "última milha" de forma mais eficiente, indicando que "isso pode ser feito com camiões com baixas emissões nas zonas urbanas.


A utilização de hidrogénio, electricidade e tecnologias híbridas não só reduzirá as emissões atmosféricas, mas também o ruído, permitindo que uma parcela maior do transporte de mercadorias dentro das áreas urbanas tenha lugar durante a noite. A Comissão também informou que irá analisar a possibilidade de um quadro europeu de apoio à implementação progressiva de planos de mobilidade urbana nas cidades europeias e para integrar a mobilidade urbana numa possível Parceria para a Inovação de «Cidades Inteligentes».

terça-feira, 5 de abril de 2011

Veículos a hidrogénio da Mercedes dão a volta ao mundo



Para confirmar a maturidade técnica da tecnologia de células de combustível, bem como a sua adequação para a utilização diária dos veículo, a Mercedes-Benz lançou a F-CELL World Drive. Com saída de Estugarda, a 30 de Janeiro, três Mercedes-Benz Classe B com motores de células de combustível e sem emissões de CO2 iniciaram uma circum-navegação mundial em 125 dias.

Viajando através de quatro continentes e 14 países, os três veículos irão dar uma volta ao planeta, terminando a sua "volta ao mundo" de novo em Estugarda. Num percurso que cobre 30.000 quilómetros, os veículos irão demonstrar que são meios de transporte seguros e fiáveis em longas distâncias e numa grande variedade de estradas e condições atmosféricas. Em Fevereiro, os participantes passaram por Portugal.

Com esta iniciativa a empresa terá também a oportunidade de reforçar a necessidade política de estabelecer uma infra-estrutura global de postos de abastecimento para veículos com células de combustível.

Os veículos eléctricos com células de combustível combinam os benefícios de uma longa autonomia com um tempo de reabastecimento curto. Como resultado, conseguem fazer uma contribuição para a mobilidade sem emissões locais, não apenas em zonas densamente populadas, como também em estradas de longas distâncias.

Adicionalmente, para além da sua utilização em veículos de passageiros, os motores com células de combustível também podem ser utilizados numa variedade de outros tipos de veículos, tais como autocarros urbanos.

A Mercedes-Benz reconheceu este potencial numa fase anterior, lançando o primeiro veículo com motor de células de combustível, o NECAR 1, em 1994. Desde então, a empresa fez progressos significativos no desenvolvimento desta tecnologia, melhorando-a para atingir um nível muito elevado de maturidade técnica.

O Grupo Linde irá actuar com parceiro exclusivo da F-CELL World Drive, o qual, graças aos seus conhecimentos sobre hidrogénio e presença global, pode garantir um fornecimento ao longo de toda a circum-navegação mundial.