A Comissão Europeia apresentou, a 28 de Março o seu novo Livro Branco "Roadmap para uma Área Única Europeia de Transportes - Rumo a uma economia competitiva e de recursos do sistema de transportes eficiente" (COM2011/144).
O documento pressupõe um roteiro de 40 iniciativas concretas para construir um sistema de transporte competitivo na próxima década que irá aumentar a mobilidade, remover as principais barreiras em áreas essenciais e impulsionar o crescimento evo emprego.
A UE também anunciou a ambição de baixar metade do número de veículos convencionais alimentadas em cidades até 2030, reduzir a dependência da Europa em relação ao petróleo importado e reduzir as emissões de carbono nos transportes em 60 por cento até 2050. A UE incluiu uma referência à sua finalidade de organizar a interface entre a longa distância e o transporte de mercadorias "última milha" de forma mais eficiente, indicando que "isso pode ser feito com camiões com baixas emissões nas zonas urbanas.
A utilização de hidrogénio, electricidade e tecnologias híbridas não só reduzirá as emissões atmosféricas, mas também o ruído, permitindo que uma parcela maior do transporte de mercadorias dentro das áreas urbanas tenha lugar durante a noite. A Comissão também informou que irá analisar a possibilidade de um quadro europeu de apoio à implementação progressiva de planos de mobilidade urbana nas cidades europeias e para integrar a mobilidade urbana numa possível Parceria para a Inovação de «Cidades Inteligentes».
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