Os ministros dos transportes da União Europeia acordaram em Bruxelas, a 22 de Março, um plano para tornar a Europa mais coesa em matéria de transportes. O plano, estabelecido no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes, prevê um investimento na ordem dos 31,7 mil milhões de euros.
Remover problemas transfronteiriços, actualizar as infra-estruturas e simplificar as operações de transporte, são os principais acções deste plano que também faz referências importantes para a necessidade de infra-estruturas de combustíveis alternativos. Siim Kallas, Comissário Europeu dos Transportes, disse que embora as discussões sobre o financiamento, através do chamado Mecanismo de Ligação Europeu ainda nã oesteja fechado, este acordo foi «uma conquista muito importante» que permitirá transformar a manta de retalhos de várias nações numa nova realidade pan-europeia.
«Os ministros deram hoje um forte apoio político para os planos de construir as ligações de transportes estratégicas seguirem em frente e alimentar o crescimento económico futuro da Europa», referiu.
A proposta de regulamento ainda terá de ser aprovado pelo Parlamento Europeu, mas a Comissão acredita que «com vontade política», tal poderá acontecer no primeiro semestre de 2013.
Sem comentários:
Enviar um comentário