HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

INETI quer produzir hidrogénio a partir de renováveis


O INETI está a desenvolver o projecto RenH2 - Sistema energético autónomo baseado em produção totalmente renovável de hidrogénio. Este projecto parte de um sistema autónomo híbrido fotovoltaico-eólico, já existente no INETI, de forma a alterar a sua estratégia de controlo e armazenamento de energia, considerando a produção e armazenamento de hidrogénio.

No sistema com armazenamento de hidrogénio, quando há excedente de energia, esta é encaminhada para o electrolisador que produz uma quantidade de hidrogénio proporcional à intensidade da corrente que lhe é entregue. O hidrogénio produzido será encaminhado para um depósito revestido com hidretos metálicos. Quando a produção for insuficiente para alimentar a carga, a energia em falta é fornecida por uma pilha de combustível que usa, como fonte energética, o hidrogénio previamente armazenado. A carga que corresponderia a 2 consumidores em corrente alternada é simulada. O perfil de carga de cada consumidor é pré‑programado e gerido por um dispensador de energia que controla a potência e a energia diária máximas.

O protótipo resultante desta iniciativa apresenta-se como um sistema autónomo de produção de energia baseado na tecnologia do hidrogénio. Pretende-se optimizar e integrar módulos de produção, armazenamento e conversão em células de combustível, mediante a utilização de painéis fotovoltaicos e aerogeradores para a produção de hidrogénio. Pretende-se estudar as condições em que este sistema constitua uma alternativa viável face aos actuais sistemas stand-alone, baseados ou na utilização de geradores diesel ou em baterias convencionais para armazenamento de energia.

Este projecto é financiado pela FCT através do programa POCI - Programa Operacional Ciência e Inovação 2010. São parceiros neste projecto a ESTS/IPSetúbal, a FCT/UNL, o INETI e o IPTomar.

Sem comentários: