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quinta-feira, 19 de março de 2009

Projecto HidrogenIST avança com novas parcerias


Foi entregue, a passada semana, nas Oficinas Gerais de Manutenção Aeronáutica (OGMA), a memória descritiva do projecto HidrogenIST para a realização das peças que compõe o sistema de direcção do veículo movido a hidrogénio. De acordo com informação dos responsáveis do projecto, a TAP também se associou ao projecto ao facultar o alumínio tubular para a realização do chassis, enquanto a AIRLIQUIDE Portugal manifestou a sua disponibilidade para apoiar o projecto em todo o material necessário ao fornecimento de hidrogénio à célula de combustível.

O pagamento da primeira prestação da célula de hidrogénio, a Nexa da Ballard, já foi efectuado, e a empresa TOJALTEC confirmou a sua disponibilidade para efectuar o trabalho relativo à maquinagem do suporte das rodas dianteiras.

Durante a próxima semana os membros do departamento de estruturas irão construir o “estaleiro” de forma a que, na semana de 23 a 27 de Março, possa ser soldado na TAP a estrutura final do chassis. A célula de hidrogénio deverá chegar na primeira semana de Abril. O prazo para a construção do veículo foi forçosamente alargado para o mês de Abril, ao contrário do esperado, não comprometendo no entanto a viabilização do projecto.

O HidrogenIST é um projecto do Instituto Superior Técnico que visa a construção de um veículo movido a hidrogénio para concorrer ao Eco Marathon 2009. O primeiro artigo técnico do projecto foi publicado na Mercado Eléctrico de Janeiro de 2009, podendo ser lido em http://aero.ist.utl.pt/~semt/Coordenacao/ME34_PSEM.pdf. O veículo é constituído por um chassis tubular, em alumínio, com a configuração triciclo, duas rodas dianteirase uma roda traseira direccional e motriz. A opção pelo sistema de direcção traseiro permite uma diminuição da área frontal face aos protótipos de direcção dianteira, o que lhe confere um menor atrito aerodinâmico. Cada jante será equipada com pneu de baixo atrito que, aliados aos 85Kg do conjunto protótipo e piloto, proporcionam um aumento da sua eficiência energética. Para mais informações consulte http://psem.ist.utl.pt/

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