HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Projecto MARIPEM desenvolve fonte de H2 para a náutica de recreio

O projecto MARIPEM, uma iniciativa de um consórcio Luso Italiano, foi aprovado no âmbito do programa EUROSTAR/ EUREKA. O projecto visa desenvolver uma fonte de alimentação a pilhas de combustível a hidrogénio, especialmente concebida para utilização na náutica de recreio, enquanto fonte de potência auxiliar. O consórcio é constituído pela SRE - Soluções Racionais de Energia, o INETI - Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação e o INEGI - Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, e dos parceiros italianos GENBEE (líder do projecto) e Instituto Politécnico de Milão.

O projecto tem uma duração prevista de 3 anos, sendo o orç
amento global de cerca de 870 k€, dos quais 500 k€ serão da responsabilidade dos parceiros nacionais. O projecto tem por base a tecnologia de pilhas de combustível da SRE, com utilização de uma membrana a ser desenvolvida pelo Politécnico de Milão. Prevê-se a utilização de reservatórios de H2 de alta pressão, fabricados em fibra de carbono a serem desenvolvidos pelo INEGI. Em alternativa será testada a utilização de um reactor de hidretos químicos a ser desenvolvido pelo INETI e o INEGI. A preparação das MEA (membrana mais catalizador) será efectuada em paralelo pelo INETI e pelo Politécnico de Milão. Ao INETI competirá ainda a avaliação do comportamento da fonte em condições ambientais que repliquem as situações operacionais reais em que o sistema terá de funcionar.

O mercado da náutica de recreio é geralmente considerado como um dos mercados de entrada mais atractivos para as pilhas de combustível a hidrogénio, em alternativa às baterias
e geradores tradicionalmente utilizados para a alimentação eléctrica de equipamentos, instrumentos e iluminação de apoio à navegação. Neste âmbito é de salientar que o INETI tem, entre as suas actividades, o desenvolvimento de protocolos de teste que tomem em consideração as especificidades da aplicação naútica e a concepção, especificação e desenvolvimento e construção de uma plataforma para testes dinâmicos que replica o ambiente real.

A aprovação deste projecto com elevada classificação pelo programa EUROSTAR/ EUREKA
constitui um desafio a todos os parceiros envolvidos na candidatura. É o reconhecimento do carácter inovador que reveste, do potencial de mercado que revela e do contributo que projectos com estas características podem ter na validação de um novo paradigma energético compatível com a sustentabilidade ambiental.

Sem comentários: