A equipa do HidrogenIST classificou-se em 10º lugar na classe de hidrogénio e em 23º na tabela geral do Shell EcoMarathon, que decorreu este fim-de-semana em Lausitz, Alemanha. Os portugueses, que concorreram com outras 90 equipas, consideram o resultado extremamente positivo. Note-se que das cerca de 200 equipas inscritas apenas 91 conseguiram passar as inspecções e obter uma classificação.
«Tendo em conta que somos uma equipa estreante e exclusivamente de alunos, tem um valor ainda maior. Cumpriu-se o principal objectivo traçado: obter uma classificatória válida. Além disso, ter-se conseguido ultrapassar a barreira dos 1000 km logo na primeira tentativa é algo extraordinário, tendo em atenção o contexto específico da prova», avançou Guilherme Rodrigues, do Instituto Superior Técnico.
A melhor prestação do HidrogenIST na prova observou-se na quarta e ultima tentativa, em que o protótipo alcançou a marca de 1257 Km. O primeiro ensaio foi validado, com uma distância de 1077km, e uma média de consumo a rondar os 400km/l. Guilherme Rodrigues lembra que a equipa deparou-se com imensos problemas ao longo de todo o trajecto: na parte de projecto, e depois na construção. Mesmo já na Alemanha, antes da prova, o protótipo revelou um erro na parte da carenagem, o que levou a um trabalho suplementar da equipa.
HidrogenIST é a designação do primeiro protótipo do Projecto Shell Eco Marathon, desenvolvido por alunos do IST. O protótipo, carro ecológico para participar na categoria Hidrogénio da prova, contou com o apoio da AP2H2, Universidade Técnica de Lisboa, Lasef, IST. Os patrocínios estiveram a cargo da RBikes, MTB, Electricidade da Madeira, Air Liquide, Matexplás, Motorarte, OGMA, Microsoft, TAP, Tojaltec, AEIST, EU R - European Representations, BPI e Porto de Lisboa.
Para mais informações sobre o projecto consulte
http://psem.ist.utl.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=29
Para mais informações sobre a equipa portuguesa participante consulte
http://psemalausitz.blogdrive.com/
«Tendo em conta que somos uma equipa estreante e exclusivamente de alunos, tem um valor ainda maior. Cumpriu-se o principal objectivo traçado: obter uma classificatória válida. Além disso, ter-se conseguido ultrapassar a barreira dos 1000 km logo na primeira tentativa é algo extraordinário, tendo em atenção o contexto específico da prova», avançou Guilherme Rodrigues, do Instituto Superior Técnico.
A melhor prestação do HidrogenIST na prova observou-se na quarta e ultima tentativa, em que o protótipo alcançou a marca de 1257 Km. O primeiro ensaio foi validado, com uma distância de 1077km, e uma média de consumo a rondar os 400km/l. Guilherme Rodrigues lembra que a equipa deparou-se com imensos problemas ao longo de todo o trajecto: na parte de projecto, e depois na construção. Mesmo já na Alemanha, antes da prova, o protótipo revelou um erro na parte da carenagem, o que levou a um trabalho suplementar da equipa.
HidrogenIST é a designação do primeiro protótipo do Projecto Shell Eco Marathon, desenvolvido por alunos do IST. O protótipo, carro ecológico para participar na categoria Hidrogénio da prova, contou com o apoio da AP2H2, Universidade Técnica de Lisboa, Lasef, IST. Os patrocínios estiveram a cargo da RBikes, MTB, Electricidade da Madeira, Air Liquide, Matexplás, Motorarte, OGMA, Microsoft, TAP, Tojaltec, AEIST, EU R - European Representations, BPI e Porto de Lisboa.
Para mais informações sobre o projecto consulte
http://psem.ist.utl.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=29
Para mais informações sobre a equipa portuguesa participante consulte
http://psemalausitz.blogdrive.com/
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