Uma nova estação de abastecimento a hidrogénio está a ser construída, em Berlim, Alemanha, no âmbito do projecto Clean Energy Partnership, um dos maiores, mais diversos e importantes projectos de hidrogénio de todo o mundo. A estação está integrada num bomba da Total, e toda a tecnologia relacionada com o hidrogénio pressurizado – desde a produção até ao abastecimento in loco – é garantida pela StatoilHydro.
A participação da Hydrogen Technologies, subsidiária da StatoilHydro, nesta construção começa desde logo na produção do hidrogénio a partir da electrólise, compressão e armazenamento do gás a alta pressão (45 a 100 MPa). Na estação de abastecimento o hidrogénio será fornecido a 35MPa para autocarros e automóveis e a 70MPa para automóveis. Para tal, a Hydrogen Technologies instalou em Berlim um novo electrolisador, que serve de demonstração. Hallgeir Øya, responsável da empresa, acredita que o sistema é tão flexível que poderá ser testado com a energia eólica e outras formas de energia, com uma simples alteração na capacidade de produção.
O sistema de compressão a alta pressão foi desenvolvido por Andreas Hofer Hochdrucktechnik em colaboração com especialistas da StatoilHydro, e permite comprimir o hidrogénio de 1,5MPa para 45 a 100 MPa. O armazenamento foi outra das vertentes equacionadas pela empresa, sendo que este é feito a mais de 100 MPa.
Finalmente, todo sistema de abastecimento também é da responsabilidade da StatoilHydro. O sistema é composto por tecnologia avançada com comunicação feita através de infra-vermelhos para o sistema de abastecimento do tanque e do veículo. Assim, a nova geração de veículos a células de combustível a hidrogénio com tanque a 70MPa pode ser abastecido rápido, em segurança e a baixa temperatura.
Neste momento, existem cerca de 40 veículos a hidrogénio – carros e autocarros – na capital alemã, e dois pontos de abastecimento – um permanente e outro temporário. A nova estação resulta de uma parceria entre 10 empresas industriais e duas companhias de transportes públicos, e envolve as cidades de Berlim e Hamburgo. A ideia é que as duas cidades tenham um total de oito estações deste tipo. Isto quando a Daimler já anunciou que pretende lançar, em 2013, umas centenas de veículos de classe B a células de combustível com o tanque a 70MPa, só na cidade de Hamburgo.
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