Uma bicicleta movida a hidrogénio está a ser testada pelo staff do aeroporto de Osaka, no Japão, para deslocações no recinto em substituição dos automóveis, numa tentativa de reduzir as emissões de dióxido de carbono.
A bicicleta utiliza uma célula de combustível que carrega a bateria, em tudo semelhante a uma bicicleta eléctrica, com a vantagem de que os utilizadores não têm de esperar pelo carregamento da bateria uma vez que a operação decorre muito rapidamente. Com a célula de combustível o carregamento da bateria não demora mais do que encher um tanque de combustível de um automóvel.
Um cartucho de hidrogécerca de 80 litros é o suficiente para a bicicleta ter uma autonomia de cerca de três horas. O carregamento é feito no próprio aeroporto, que dispõe de uma estação de abastecimento.
O principal benefício na utilização de hidrogénio como fonte de energia para as bicicletas está no facto de estas serem 100 por cento amigas do ambiente. A célula de combustível tem como única emissão o vapor de água, sem qualquer outro tipo de gás poluente.
Sem comentários:
Enviar um comentário