A Suzuki apresentou na Tokyo Motor Show um protótipo de uma moto scooter eléctrica movida a hidrogénio. A invenção utiliza a plataforma de um Suzuki Burgman normal e uma célula de combustível do tipo PEFC (polymer electrolyte fuel cell), desenvolvida pela britânica Intelligent Energy Co., uma das líderes mundiais em energia limpa.
A célula de combustível é alimentada por um tanque de hidrogénio de 10 litros e é refrigerada a ar. A moto possui ainda uma bateria auxiliar de 500Wh de lítio, que ajuda na aceleração e acumula o excesso de electricidade pelo sistema regenerador de energia.
Com o tanque cheio, a nova moto pode andar aproximadamente 350 quilómetros, a uma velocidade de 30Km/h. A empresa diz que o desempenho da nova moto é semelhante ao de uma scooter normal de 125cc movida a gasolina, só que mais silenciosa e sem emissão de gases poluentes, uma vez que a queima de hidrogénio produz apenas água pura. A Suzuki não revelou se produzirá a moto em escala comercial, mas o assunto estará a ser estudado.
«A scooter Burgman emissão zero é o mais recente produto do bom relacionamento comercial entre a Suzuki e a Intelligent Energy», comentou Henri Winand, CEO da Intelligent Energy, no lançamento deste equipamento. «Naturalmente, esta moto movida a células de combustível não é feita simplesmente para feiras de veículos e poderá estar disponível para todos num futuro próximo. Com um mercado de cerca de 40 milhões de unidades por ano, há muito para ir atrás», afiançou.
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