O agrupamento industrial da Empresa Comum para Pilhas de Combustível e Hidrogénio (FCH JU, da sigla em inglês), a NEW IG, a rede europeia de municípios e regiões HyRaMP, e a Associação Europeia do Hidrogénio (EHA, da sigla em inglês) enviaram uma carta conjunta aos representantes dos Estados-Membros da União Europeia (UE) no Conselho de Competitividade para explicar o papel do hidrogénio e das células de combustível na descarbonização dos transportes até 2050.
Por ocasião da apresentação do plano europeu para os veículos eléctricos, em Sevilha, feito pela presidência espanhola da UE, as organizações pretenderam chamar a atenção dos Estados-Membros para as células de combustível que podem fazer parte do plano para os transportes eléctricos. Aplicações de células de combustível em veículos como carros, autocarros, táxis, empilhadeiras, motocicletas e camiões estão já a ser desenvolvidas, testadas e demonstradas a nível europeu, nacional e local, anuncia o documento.
No entanto, ainda é necessário uma abordagem coordenada para aumentar o financiamento de projectos, o aparecimento de regulamentação e o desenvolvimento de normas técnicas, tanto a nível europeu como nacional.
«Tais medidas são essenciais para proporcionar um ambiente estável e previsível para atrair o investimento privado necessário e fazer a mudança para o transporte de emissões zero», sublinha ainda a carta. O documento pode ser consultado aqui.
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