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quarta-feira, 26 de maio de 2010

Hidrogénio continua a ser opção válida para a mobilidade de baixo carbono


O Conselho Europeu para a Competitividade sublinhou, na reunião que teve lugar ontem, nas suas conclusões sobre a Estratégia Europeia para Veículos Limpos e Eficientes que os veículos movidos a hidrogénio continuam a ser uma opção válida para a mobilidade de baixo carbono, a médio prazo, à medida que o veículos e o combustível se tornem mais acessíveis.


Por outro lado, a entidade lembrou também que os veículos a hidrogénio e os veículos eléctricos são mutuamente complementares. A médio prazo, os veículos a hidrogénio são altamente promissores para uma economia de ultra-baixo carbono, tendo em conta que têm potencial para: enfrentar os desafios das alterações climáticas e da dependência de combustíveis fósseis; reduzir a poluição local do ar e ruído proveniente do transporte e, consequentemente, contribuir para melhorar a qualidade do ar, em particular nas cidades e zonas urbanas; permitir sinergias com as redes inteligentes e, portanto, promover fontes renováveis de energia e oferecer a possibilidade de armazenamento de energia; oferecer uma oportunidade para revitalizar o tecido industrial na Europa, promovendo a inovação, crescimento e o emprego; contribuir significativamente para o objectivo da descarbonização dos transportes.


O Conselho também sublinhou a necessidade de foco na excelência da investigação, a fim de assegurar o financiamento da investigação, incluindo o armazenamento de energia e tecnologias de conversão, tais como baterias, pilhas de combustível e as respectivas infra-estruturas necessárias.Finalmente, o Conselho "convida a Comissão a consultar os Estados-Membros e as partes interessadas e avançar rapidamente com orientações sobre potenciais incentivos financeiros para os consumidores comprarem veículos «verdes», a fim de estimular a captação de mercado de veículos não poluentes e energeticamente eficientes, sem dar preferência a qualquer tecnologia específica, bem como explorar o potencial de contratos públicos e de compras agrupadas para as frotas de veículos de grande porte dentro do quadro jurídico existente em matéria de contratos públicos.


Consulte aqui o documento na íntegra.

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