HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Parlamento europeu testa Hyundai ix35 até Março de 2012



O Hyundai ix35 - veículo eléctrico a célula de combustível (FCEV) foi escolhido pela Joint Technology Initiatives: Innovation in Action (FCH JU), para ser usado como um veículo de demonstração para testar e promover a tecnologia de célula de hidrogénio como combustível em ambiente real. O anúncio foi feito esta terça-feira, em Bruxelas.

Os ix35 FCEV serão disponibilizados para os membros do Parlamento Europeu, comissários, funcionários da UE e outros políticos como test drive até Março de 2012.

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada e membro da Comissão de Indústria na FCH-JU, sublinhou que «os veículos de células de combustível, como o FCEV ix35, têm grande potencial para ajudar a combater as emissões de dióxido de carbono, reduzir a nossa dependência dos hidrocarbonetos e contribuir para crescimento económico. Tenho a certeza de que os meus colegas do Parlamento Europeu irão abraçar a oportunidade de testar a viabilidade da tecnologia de hidrogénio».

Chang Kyun Han, Presidente da Hyundai Motor Europe, acrescentou: «Estamos muito contentes com esta decisão. Apoiamos plenamente os esforços da FCH JU para promover os benefícios da tecnologia de hidrogénio e das células de combustível junto dos líderes políticos e formadores de opinião. O anúncio de hoje complementa o trabalho já realizado com outros órgãos governamentais em toda a Europa, e até 2012 esperamos operar mais de 30 Hyundai ix35 FCEV em todo o continente».

A decisão vem reforçar a comercialização de veículos a hidrogénio a células de combustível, mercado que se espera venha a abrir até 2015. O veículo da Hyundai abriu o Salão Automóvel de Genebra, em 2010, sendo que apresenta importantes inovações relativamente à geração anterior da Hyundai, incluindo uma melhoria de 55 por cento no driving range e uma redução de 80 por cento nos custos de produção.

A Hyundai tornou-se um líder mundial no desenvolvimento de tecnologia de células de combustível de hidrogénio, desde a introdução do Santa Fé FCEV em 2000, com um departamento especialmente dedicado à pesquisa com células de combustível no seu Eco Technology Research Institute, na Coreia.

No início deste ano, a Hyundai assinou um memorando de entendimento com o município de Copenhaga, na Dinamarca, para fornecer a infra-estrutura necessária para o fornecimento e uso de veículos a células de combustível no país.

Sem comentários: