O hidrogénio foi incluído como uma das alternativas aos combustíveis fósseis no sector dos transportes no primeiro relatório que está a ser elaborado pelo Grupo Europeu de Especialistas para o Futuro dos Combustíveis dos Tansportes. O documento avalia as opções da Europa para a substituição do petróleo no sector dos transportes.
O grupo, composto por associações da indústria, ONGs e funcionários da Comissão, foi elaborado pela Comissão Europeia para aconselhar sobre o desenvolvimento de estratégias políticas para combustíveis alternativos. Recorde-se que o sector dos transportes é actualmente muito dependente do petróleo, mas as preocupações com o aumento projectado na procura e a crescente emissão de gases com efeito de estufa levaram à busca de combustíveis alternativos viáveis.
O relatório identifica a electricidade através de baterias ou células de combustível de hidrogénio e os biocombustíveis como as principais opções para a substituição do petróleo nos transportes.
«Todas essas soluções possíveis têm diferentes potenciais de utilização na futura mobilidade, dependendo da concorrência do mercado e das futuras exigências dos automóveis de passageiros e veículos de carga para tráfego em áreas urbanas e viagens de longa distância», diz o relatório.
Sem comentários:
Enviar um comentário