O veículo eléctrico poderá ser movido pela via do hidrogénio (pilhas de combustível alimentando os motores eléctricos) ou pela via do electrão (baterias alimentando o motor eléctrico). Como pano de fundo a estas duas vias há que perguntar qual a maneira de produzir hidrogénio em larga escala, sabendo que este não constitui uma fonte primária de energia, mas apenas um transportador. No caso das baterias quais as formas de energia para as alimentar (nuclear e renováveis?), dado que se se passar para o veículo eléctrico e continuar a produzir electricidade por via fóssil para alimentar o carro eléctrico, apenas se desloca do consumidor para o produtor o problema da poluição e da emissão de CO2?
Será preciso uma nova geração de baterias para ter em pleno a mobilidade eléctrica pois as actuais baterias ainda são muito pesadas, caras e com pouca capacidade de armazenagem de energia para permitir a massificação da mobilidade eléctrica.
Será preciso uma nova geração de baterias para ter em pleno a mobilidade eléctrica pois as actuais baterias ainda são muito pesadas, caras e com pouca capacidade de armazenagem de energia para permitir a massificação da mobilidade eléctrica.
A Comissão Executiva da Especialização em Engenharia e Gestão Industrial da Ordem dos Engenheiros pretende discutir tudo isto em dois Seminários, propondo-se abordar no primeiro seminário, que se realiza a 18 de Novembro, em concretro:
- A transição para o veículo eléctrico, com as várias formas de híbridos que se estão a desenvolver;
- A via do hidrogénio e a do electrão; vantagens e inconvenientes;
- A evolução tecnológica das baterias;
- As formas de carregamento na rede: cargas lentas e rápidas das baterias.
- O ponto de vista dos construtores sobre a evolução para os híbridos e para o automóvel eléctrico
O painel será moderado por Luís Mira Amaral, Professor do IST e Membro da Comissão Executiva da Especialização em Engenharia e Gestão Industrial, sendo que as comunicações estão a cargo de Pinto de Sá – IST, Joaquim Delgado – Instituto Politécnico de Viseu; e Campos Rodrigues – Presidente da SRE.
- A via do hidrogénio e a do electrão; vantagens e inconvenientes;
- A evolução tecnológica das baterias;
- As formas de carregamento na rede: cargas lentas e rápidas das baterias.
- O ponto de vista dos construtores sobre a evolução para os híbridos e para o automóvel eléctrico
O painel será moderado por Luís Mira Amaral, Professor do IST e Membro da Comissão Executiva da Especialização em Engenharia e Gestão Industrial, sendo que as comunicações estão a cargo de Pinto de Sá – IST, Joaquim Delgado – Instituto Politécnico de Viseu; e Campos Rodrigues – Presidente da SRE.
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