HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Equipamentos móveis com células de combustível podem estar no mercado daqui a dois anos

Os equipamentos móveis que utilizam tecnologia de células de combustível podem estar disponíveis comercialmente dentro de dois a três anos, anunciou a empresa Cummins Power Generation, acrescentando ainda que as unidades estacionárias com 100kW deverão estar na mesma situação dentro de sete a dez anos.

A Cummins Power Generation tem como core business produtos de células de combustível de óxido sólido (SOFC). Estas células de combustível operam com um mix de hidrogénio e monóxido de carbono e podem ser utilizadas com outros combustíveis já existentes, como o gás natural. Os produtos obtidos com o seu funcionamento são o vapor de água e uma pequena quantidade de dióxido de carbono.

Xin Li, investigador sénior e técnico especializado da empresa, explica que estas unidades têm o potencial de serem produzidas a custos aproximados das tecnologias convencionais de produção de energia estacionária.

A empresa garante que os seus sistemas SOFC têm a capacidade de substituir os sistemas a diesel existentes em muitas aplicações, com a vantagem de não provocarem ruído, utilizarem muito menos combustível e emissões do que os sistemas convencionais.

Um protótipo da empresa produziu 3kW de energia eléctrica e esteve em funcionamento cerca de 2000 horas numa unidade de testes, verificando-se que esteve a operar com uma eficiência de 37 por cento, um resultado animador tendo em conta que um sistema tradicional de tamanho comparável apresenta uma eficiência de cerca de 30 por cento, segundo o especialista.

Sem comentários: