HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Primeira estação de serviço europeia de hidrogénio abre na Bélgica

Esta semana foi inaugurada em Ruisbroek, na Bélgica, a primeira bomba de abastecimento de hidrogénio da Europa. É o princípio do fim da hegemonia dos combustíveis derivados do petróleo nas estações de serviço.

O projecto piloto é da marca Total e da BMW e conta apenas com uma bomba de abastecimento, o que não constitui um problema dado que apenas o BMW 7 H2 pode abastecer naquela estação de serviço. Aliás, existem apenas quatro carros destes na Bélgica e pertencem todos à Comissão Europeia.

A estação de serviço tem capacidade para 17 mil litros de hidrogénio, armazenado a 253 graus centígrados negativos.

A instalação deste tipo de infra-estruturas depara-se com alguns problemas derivados do facto do hidrogénio ocupar demasiado espaço e de um depósito cheio permitir percorrer apenas 200 quilómetros.

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

São poucos kilometros. Mas já existe o Honda FCX Clarity (http://automobiles.honda.com/fcx-clarity/) capaz de andar 400km.
Enquanto andamos a "pensar" o hidrogénio, outros estão a colocar em prática. Num futuro próximo, a contar com o aumento do preço do petróleo, os que tiverem a usar Hidrogénio teram uma economia mais forte. Veja-se [http://www.latimes.com/business/la-fi-hydrogen25-2008jun25,0,1637234.story] e também [http://www.hydrogenassociation.org/general/fuelingSearch.asp]. Já existem 103 Bombas de Abastecimentos nos Estados Unidos, 14 no Canadá e SNIFF, SNIFF, só uma na Europa! Ao trabalho Europa.