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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Mercado de veículos movidos a células de combustível gera 23,9 mil milhões de dólares até 2020


As vendas de veículos movidos a células de combustível a hidrogénio deverão destacar-se nos próximos 10 anos, de acordo com um relatório divulgado pelo Pike Research.

Em 2014 os veículos movidos a células de combustível serão uma realidade comercial e, em 2020 mais de 2,8 milhões de automóveis e camiões movidos a células de combustível deverão ser vendidos, segundo o relatório intitulado "Fuel Cell Vehicles: Light Vehicles, Medium/Heavy-Duty Trucks, Transit Buses, and Hydrogen Refueling Infrastructure."

Cerca de 37 por cento desses veículos serão vendidos na Europa Ocidental, 36 por cento na região Ásia-Pacífico, e 25 por cento na América do Norte, de acordo com as previsões da Pike Research.

O aumento é atribuído ao interesse dos grandes players da indústria automobilística, bem como ao aumento do apoio dos governos centrais e locais a este vector de energia. As empresas que estão particularmente a trabalhar neste domínio são a Daimler, a General Motors, Honda, Hyundai, Toyota e, de acordo com Pike Research.

O grupo de pesquisa prevê que o mercado emergente de veículos movidos a células de combustível gere 23,9 mil milhões de dólares americanos, em receitas anuais até 2020.Isso não quer dizer que os consumidores tenham em breve uma célula de combustível para veículos em cada garagem. Mesmo que o número de consumidores de veículos movidos a hidrogénio aumente, o mais provável é que a onda de vendas, no futuro imediato, se verifique entre os veículos comerciais como autocarros municipais, veículos médios e camiões pesados e veículos ligeiros de uso, segundo a Pike Research.


A pesquisa segue o que muitos têm visto na indústria nos últimos cinco anos. Muitas cidades dos EUA estão interessadas em participar em projectos-piloto de hidrogénio, em especial para o abastecimento de frotas através de células de combustível. O governo americano, o departamento militar norte-americano e vários estados, e até mesmo as pequenas cidades, têm vindo a apoiar a instalação de estações de abastecimento de hidrogénio e de projectos-piloto.

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