HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Jogos olímpicos de inverno promovem tecnologias do hidrogénio


Os Jogos Olímpicos de Inverno, que este ano decorrem em Vancouver entre 12 e 28 de Fevereiro, querem ser um modelo para as futuras sedes, com olimpíadas verdes e neutras em carbono, sendo que o hidrogénio tem um papel de destaque neste evento.

O Chevy Equinox, veículo movido a células de combustível de hidrogénio, foi já anunciado como o veículo oficial do evento. Por outro lado, durante os jogos, não será permitido a utilização de veículos convencionais para todos os turistas. Um transporte colectivo, partindo de Vancouver, constituído por 20 autocarros movidos a hidrogénio será disponibilizado para todos. A frota deslocar-se-à entre a capital do Canadá e a cidade de Whistler, onde decorrerá uma parte das provas, pelo que teve de ser assegurada a construção de uma rede de infra-estrutura de apoio.

Aliás, nos últimos cinco anos, empresas e órgãos de pesquisa do país ligados à utilização desta tecnologia investiram cerca de mil milhões de dólares (do Canadá) em pesquisa e desenvolvimento. Em 1997, estavam registadas 20 companhias no Canadá que estudavam o uso do hidrogénio. Hoje são mais de 80 as empresas no sector, somando investimentos de 193 milhões de dólares, na última década.

Dos estudos realizados em Vancouver nasceram empresas como a Hydrogenics e a Ballard Power Systems, nomes que têm obtido projecção internacional com suas inovações. O potencial financeiro das tecnologia é inspirador. Calcula-se que o mercado global de células de hidrogénio atinja mais de 8,5 mil milhões de dólares (EUA) até 2016.

Depois de, em 1994, o ambiente se ter tornado no terceiro pilar do Olimpismo, depois do desporto e da cultura, «sabemos que o mundo inteiro espera que os Jogos do Canadá deem o exemplo», indica Sébastien Théberge, porta-voz do Covan, o comité organizador.

Todos os prédios construídos para os Jogos foram projectados para reduzir o desperdício de energia, as emissões de gases poluentes e o consumo de água - a água usada nas casas de banho será recolhida da chuva e o tecto do Centro de Convenções de Vancouver será verde. Seis das estruturas criadas para o evento deverão receber mesmo a certificação internacional do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). «Não as concebemos apenas segundo as normas ambientais, mas também com o objectivo de que sejam úteis para a comunidade», afirma Ann Duffy, directora de Sustentabilidade do Covan.

Pela primeira vez na história olímpica, o Covan pretende compensar integralmente as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) directamente ligadas aos Jogos. Comprando créditos de carbono, o organismo financiará projectos de luta contra o efeito estufa. A factura de carbono dos JO é estimada em 267 mil toneladas de GEE. Com 600 mil habitantes, a cidade de Vancouver está no top 5 da lista das 10 melhores cidades para se morar no mundo.

Sem comentários: