HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Jogos Olímpicos de Londres vão ter táxis movidos a hidrogénio


Os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, deverão ser o palco de lançamento de um protótipo de táxis movidos a hidrogénio. A iniciativa foi designada de Black cabs go green, programa lançado pelo município de Londres, em 2008. O motor está a ser desenvolvido pela fabricante Lotus.

Os táxis “verdes” atingem uma velocidade máxima de 130 Km/h e chegam a 100 Km/h em 14 segundos. Com o tanque cheio, podem percorrer até 250 km pela capital londrina. Mas a vantagem é significativa em relação aos veículos movidos a energia eléctrica, também livres de emissões, já que o novo táxi pode ser reabastecido em poucos minutos, facilitando a vida dos motoristas.


«Assim como cortar significativamente as emissões de dióxido de carbono, procuramos táxis mais silenciosos e que produzam menos poluentes, o que é boa notícia para todos que circulam em Londres», disse o responsável da cidade, Boris Johnson.


O executivo Henri Winand, da Intelligent Energy, fabricante das células de combustível a hidrogénio usadas nos táxis, disse ao site “guardian.co.uk” que este seria o modelo ideal para começar a construção da infra-estrutura de um sistema de transporte baseado no hidrogénio. Até 2012 seis postos de abastecimento de hidrogénio deverão estar operacionais na capital, para uma frota de entre 20 e 50 táxis e de 150 autocarros.

Sem comentários: