HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Novo livro desvenda tudo sobre tecnologia de células de combustível


O livro Introdução à Ciência e Tecnologia de Células a Combustível, de Marcelo Linardi, tem por base o material didáctico utilizado nos cursos de pós-graduação, associados à Universidade de São Paulo, com o mesmo nome e pretende introduzir o aluno de licenciatura e pós-graduação à Ciência e Tecnologia de Células de Combustível.

A presente obra divide-se em 6 capítulos e cobre aspectos electroquímicos e tecnológicos centrais no conhecimento sobre Células de Combustível numa extensão de 152 páginas, ideal para aqueles que pretendem conhecer melhor este emergente conceito de conversão de energia.

A primeira parte deste trabalho faz a revisão dos conceitos básicos das células galvânicas e da cinética de eléctrodo. O capítulo sobre Células a Combustível analisa os componentes de uma célula unitária e classifica os diferentes tipos de tecnologia existentes, introduzindo as vantagens e aplicações. Segue-se um capítulo sobre Sistemas de Células de Combustível onde é dado ênfase à unidade de processamento do combustível, incluindo os que utilizam gás natural ou etanol. A produção de hidrogénio a partir de electrólise da água é também abordada, assim como os materiais e tecnologias de armazenamento de Hidrogénio.

O capítulo final foca as perspectivas e tendências de desenvolvimento da tecnologia e assinala os objectivos gerais e específicos do Programa de Investigação do IPEN em Células a Combustível e Hidrogénio.

O autor é Doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Karlsruhe (1992) e possui um pós-doutoramento feito na Universidade de Darmstadt (1998), Alemanha. É actualmente Investigador Titular no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares no IPEN-São Paulo, Brasil.



*C.M. Rangel
Investigador Coordenador do LNEG/
Prof Catedrático Convidado DEMAT/IST

Sem comentários: