HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Veículos a hidrogénio da Mercedes dão a volta ao mundo



Para confirmar a maturidade técnica da tecnologia de células de combustível, bem como a sua adequação para a utilização diária dos veículo, a Mercedes-Benz lançou a F-CELL World Drive. Com saída de Estugarda, a 30 de Janeiro, três Mercedes-Benz Classe B com motores de células de combustível e sem emissões de CO2 iniciaram uma circum-navegação mundial em 125 dias.

Viajando através de quatro continentes e 14 países, os três veículos irão dar uma volta ao planeta, terminando a sua "volta ao mundo" de novo em Estugarda. Num percurso que cobre 30.000 quilómetros, os veículos irão demonstrar que são meios de transporte seguros e fiáveis em longas distâncias e numa grande variedade de estradas e condições atmosféricas. Em Fevereiro, os participantes passaram por Portugal.

Com esta iniciativa a empresa terá também a oportunidade de reforçar a necessidade política de estabelecer uma infra-estrutura global de postos de abastecimento para veículos com células de combustível.

Os veículos eléctricos com células de combustível combinam os benefícios de uma longa autonomia com um tempo de reabastecimento curto. Como resultado, conseguem fazer uma contribuição para a mobilidade sem emissões locais, não apenas em zonas densamente populadas, como também em estradas de longas distâncias.

Adicionalmente, para além da sua utilização em veículos de passageiros, os motores com células de combustível também podem ser utilizados numa variedade de outros tipos de veículos, tais como autocarros urbanos.

A Mercedes-Benz reconheceu este potencial numa fase anterior, lançando o primeiro veículo com motor de células de combustível, o NECAR 1, em 1994. Desde então, a empresa fez progressos significativos no desenvolvimento desta tecnologia, melhorando-a para atingir um nível muito elevado de maturidade técnica.

O Grupo Linde irá actuar com parceiro exclusivo da F-CELL World Drive, o qual, graças aos seus conhecimentos sobre hidrogénio e presença global, pode garantir um fornecimento ao longo de toda a circum-navegação mundial.

Sem comentários: