HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Autocarros a hidrogénio perto da fase de comercialização


Os resultados finais do projecto HyFLEET:CUTE 2006-2009 foram apresentados publicamente
na conferência “Hydrogen Transports!”, que decorreu entre 17 e 18 de Novembro, em Hamburgo. O projecto esteve a decorrer nos últimos quatro anos em dez cidades de três continentes, onde estiveram a circular cerca de 20 autocarros movidos a hidrogénio.

De acordo com a indústria dos transportes e os produtores de hidrogénio, esta tecnologia deverá estar disponível entre 2015 e 2020. «A maior parte do trabalho de casa está feito. Estamos muito perto de chegar à fase de comercialização. Os custos ainda têm de baixar e temos de ganhar mais um pouco de experiência, mas já não estamos numa fase experimental. Há um período de 20 a 30 anos desta tecnologia e agora é uma questão de vontade», referiu Boris Jermer, da HyCologne.

«O que precisamos é de autocarros que sejam suficientemente baratos. O problema é que os custos estão associados ao volume de produção e se se produzir apenas um autocarro, que envolve 20 engenheiros o custo é astronómico. Mas assim que se começar, por exemplo, com a produção anual de 100 autocarros, o preço baixa logo para níveis aceitáveis», acrescentou ainda o responsável.

Sem comentários: