HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

domingo, 8 de novembro de 2009

ISQ e o IST participam em projecto europeu para impulsionar a Economia do Hidrogénio

O Instituto de Soldadura e Qualidade e o Instituto Superior Técnico participam no Projecto HYRREG – Plataforma Geradora de Projectos de Cooperação para o impulso da Economia do Hidrogénio no Sudoeste Europeu (SUDOE), que está a ser coordenado pela Fundación para el Desarrollo de las nuevas Tecnologias del Hidrógeno en Aragón.

O projecto pretende desenvolver um roteiro para implantar a Economia do Hidrogénio na zona SUDOE e criar uma plataforma geradora de projectos de cooperação entre empresas, universidades e centros tecnológicos, com o objectivo de promover o desenvolvimento industrial na área do Hidrogénio e das Pilhas de Combustível. O espaço Sudoeste europeu (SUDOE) é constituído por 30 regiões e cidades autónomas (18 regiões em Espanha, 6 em França e 5 em Portugal), estende-se por uma superfície de 770.120 km2 e a sua população atinge os 61,3 milhões de habitantes. Estes valores correspondem a 18,2 por cento da superfície e a 12,4 por cento da população total da União Europeia (27 países), respectivamente.

A iniciativa terá uma duração de dois anos e meio e conta com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em 75 por cento do orçamento total, que ascende a 1,3 milhões de euros. O consórcio é formado por parceiros de Espanha (La Fundación para el Desarrollo de las nuevas Tecnologias del Hidrógeno en Aragón, Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial INTA, Fundación Instituto Andaluz de Tecnología, Junta de Castilla la Mancha e Universidade Rey Juan Carlos), de Portugal (IST e ISQ) e de França (Escoles dês Mines d’Albi Carmaux e Association PHyRENEES).


O HYRREG é apoiado pelo Programa de Cooperação Territorial Espaço Sudoeste Europeu 2007-2013, que apoia o desenvolvimento regional através do financiamento de projectos transnacionais por meio do FEDER. O Programa de Cooperação Territorial Interreg IV B Sudoe, sucessor do Interreg III B Sudoe, procura contribuir para que o Sudoeste Europeu alcance as estratégias da União Europeia em matéria de crescimento, emprego, e desenvolvimento sustentável através da cooperação entre regiões espanholas, francesas, portuguesas e britânicas (Gibraltar).


A principal abordagem assenta na produção de hidrogénio a partir de recursos autóctones, de forma económica e ambientalmente aceitável, e na possibilidade de as tecnologias de utilização final do hidrogénio alcançarem uma quota significativa de mercado. Sob a égide desta iniciativa, serão organizadas diferentes actividades, entre as quais se destaca a realização de oficinas de trabalho (workshops) com as entidades regionais e nacionais relacionadas com o hidrogénio como futuro vector energético (industrias de gás, empresas de serviços energéticos, PME, centros de investigação e tecnológicos, outras áreas de engenharia, instituições publicas, entre outras).

Existem ainda outros objectivos de carácter horizontal como a formação de técnicos especializados nesta área; aumento do nível tecnológico das acções realizadas por empresas e centros de investigação; conseguir maior colaboração entre os organismos de transferência de tecnologia; implantar práticas de vigilância tecnológica; e sensibilização da sociedade para que conheça as vantagens da utilização destas tecnologias.

Sem comentários: