HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Novo Programa-Quadro de investigação na Europa põe em risco objectivos para 2020



A Comissão Europeia revelou hoje o "Horizonte 2020", a sua proposta de novo Programa-Quadro para a Investigação e Inovação para os sete anos de 2014 a 2020.

De acordo com o documento, os fundos para a energia não-nuclear vão duplicar mas, ainda assim, não são suficientes para financiar o que a Comissão Europeia diz que é necessário para atingir os seus objectivos para 2020. Toda a energia não-nuclear recebe apenas 7,5 por cento do orçamento de pesquisa - 6,5 mil milhões de euros de um total de 87.7 mil milhões. O nuclear só recebe 1,8 mil milhões de euros para apenas cinco anos, no âmbito do Euratom, bem como fundos adicionais para o ITER.

A investigação para as tecnologias de baixo carbono (contido no SET Plan, como parte dos 6,5 mil milhões de euros para a energia não nuclear) deverá «castigada» com a proposta publicada hoje. Também a indústria eólica europeia contava com 1,3 mil milhões de euros de financiamento comunitário para investigação, mas o anúncio de hoje torna este valor impossível. Mesmo a totalidade dos 6,5 mil milhões para a energia não-nuclear (do qual o SET Plan é apenas uma parte) não é suficiente para cobrir todas as necessidades do SET Plan.

A Comissão da «Proposta de Regulamento sobre Horizonte 2020» reconhece que "os recursos necessários para implementar o SET Plan na íntegra foram estimados em 8 mil milhões de euros por ano nos próximos 10 anos."

Veja a proposta na íntegra aqui 

Sem comentários: