HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Comissão Europeia prepara Centro de Investigação e Conhecimento em Energia


A Comissão Europeia está a preparar um Centro de Investigação e Conhecimento em Energia (ERKC), um recurso de informações exclusivas sobre a investigação energética em toda a Europa que terá uma plataforma online. O foco no desenvolvimento de tecnologias de baixa emissão de carbono de energia é crucial para a UE conseguir reduzir significativamente as emissões de gases com efeito estufa e, ao mesmo tempo, garantir a segurança de abastecimento de energia e competitividade.

No entanto, as informações necessárias e dados relevantes sobre a ampla gama de pesquisa de energia e programas de inovação e projectos é «fragmentada e dispersa», segundo o SETIS (plataforma de informação do SET PLAN. «Hoje é muito difícil obter uma visão clara das actividades correspondentes ao nível da UE, dos Estados-Membros e do sector privado.

Assim, esta plataforma vai ajudar a colmatar esta lacuna de informação, recolhendo e organizando informações validadas e referenciadas em programas de investigação energética, projectos e seus resultados em toda a UE e fora dela.

O ERKC irá melhorar o acesso à energia e aos conhecimentos de investigação, permitindo que sejam oportunamente explorados e utilizados em toda a UE, além de incentivar o aumento do ritmo da inovação. A ideia é ainda analisar tendências em actividades de investigação da energia a nível nacional e europeu, possibilitando análises temáticas e recomendações de políticas a partir dos resultados do projecto agregado, e fornecer uma plataforma para pesquisa de energia da Europa comunitária.

Para desenvolver esta plataforma de informação a comissão está a desenvolver um questionário. Veja em  http://www.surveymonkey.com/s/ERKC
Para mais informações consulte http://setis.ec.europa.eu/welcome-to-setis/newsroom-items-folder/setis-online-energy-research-knowledge-centre-erkchttp://setis.ec.europa.eu/welcome-to-setis/newsroom-items-folder/setis-online-energy-research-knowledge-centre-erkc

Sem comentários: