HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Air Liquide lança programa de investigação em hidrogénio e células de combustível

A Comissão Europeia autorizou o financiamento de 67,6 milhões de euros, concedido no final de 2007 pela OSEO (agência francesa de apoio à inovação), para o programa de inovação Horizon Hydrogen Energy (H2E). Este programa é coordenado pelo grupo Air Liquide e está vocacionado para o hidrogénio e as células de combustível a hidrogénio.

O H2E, que representa um investimento de cerca de 200 milhões de euros em investigação e tecnologia para 7 anos, pretende encontrar soluções energéticas ligadas ao hidrogénio que sejam sustentáveis e competitivas. A investigação e desenvolvimento a levar a cabo cobre toda a cadeia de valor do hidrogénio.

Uma das preocupações deste programa passa, por exemplo, por investigar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a produção de hidrogénio utilizando energias renováveis, o armazenamento do hidrogénio e a industrialização das células de combustível. Este programa deverá, ainda, contribuir para estabelecer regulamentação, e incluir um programa de demonstração e medidas de sensibilização para familiarizar o público em geral com este vector energético, novo e limpo.

O ambicioso programa congrega 20 parceiros, além da Air Liquide, na fileira energética do hidrogénio, desde grupos industriais, pequenas e médias empresas e laboratórios públicos franceses de investigação. Por isso, é considerado uma oportunidade única para colocar a França e a Europa na linha da frente deste sector chave para uma mobilidade sustentável.

Para mais informações consulte www.planete-hydrogene.com .


Sem comentários: