HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Célula de combustível fornece energia a habitações japonesas

Já imaginou produzir a electricidade e aquecer a água necessária na sua casa através de células de combustível a hidrogénio? No Japão esta é já uma realidade em cerca de 2200 habitações. De acordo com os promotores as células de combustível, utilizadas nas casas produzem menos um terço da poluição do que a produção da electricidade convencional.

A célula de combustível usada nas casas é do tamanho de uma mala de viagem e está colocada fora de casa, junto a um tanque onde a água é aquecida. No processo de produção de energia, a célula de combustível liberta calor suficiente para aquecer toda a água necessária na casa. O oxigénio usado na célula de combustível é proveniente do ar, enquanto o hidrogénio é extraído de gás natural através de um dispositivo (reformer) existente na «mala» onde se encontra a célula de combustível. Um subproduto obtido neste processo é o monóxido de carbono, que é perigoso. Por isso, a «mala» dispõe de um equipamento que mistura oxigénio aomonóxido de carbono, criando o dióxido de carbono, que não é perigoso apesar de contribuir para o aquecimento global.

Ainda assim, todo o processo gera menos gases com efeito de estufa por watt do que a tradicional produção de energia. Além disso, não se verifica qualquer perda de energia durante o transporte da energia.

Quase todas as casas, no Japão, são abastecidas com gás natural, que é usado para cozinhar e no aquecimento sendo, por isso, relativamente fácil adaptar a tecnologia de células de combustível, condição que nem sempre se verifica noutros países. A Panasonic é uma das empresas que está a trabalhar nesta área no Japão, tal como a Toyota Motor e a Toshiba.

O governo japonês está apostar nesta nova vertente das células de combustível a hidrogénio, tendo já destinado 309 milhões de dólares por ano para o desenvolvimento da tecnologia. A ideia é que, em 2020, cerca de um quarto das habitações japonesas (10 milhões) sejam abastecidas através de células de combustível.

Sem comentários: