HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Fundación para el Desarrollo de las Nuevas Tecnologías del Hidrógeno en Aragón apoia formação em hidrogénio em Portugal

P

A Universidade de Lisboa e a Fundación para el Desarrollo de las Nuevas Tecnologías del Hidrógeno en Aragón (Espanha) estabeleceu um procotolo de colaboração relativamente à formação em Tecnologias de H2 e Pilhas de Combustível. O acordo foi celebrado nos dias 10 e 11 de Novembro, em Sasragoça, quando uma comitiva nacional se deslocou à fundación.

A entidade espanhola está disponível para colaborar com entidades nacionais na adaptação dos modelos de formação ministradas por si, como e-learning, cursos de verão, e formação para empresas. Deverá ser ainda firmado um protocolo entre o INETI e a Fundación visando o desenvolvimento de projectos conjuntos, nomeadamente no quadro da FWP7 Conferência Latino americana.

Na visita dos portugueses a Saragoça, que contou com representantes da Câmara Municipal de Torres Vedras, da AP2H2, do INETI e da SRE, foi ainda abordada a possibilidade da realização de uma conferência envolvendo Portugal, Espanha, Itália, Brasil, Argentina, Chile e ou México, para o estabelecimento de um quadro de cooperação multilateral nos domínios do H2 e das Pilhas de Combustível. Neste âmbito, o município ofereceu-se para hospedar a conferência.

A Fundación para el Desarrollo de las Nuevas Tecnologías del Hidrógeno en Aragón assinou ainda outro protocolo, desta feita com a SRE, sendo que a entidade espanhola ficou como agente e distribuidora dos produtos da empresa portuguesa no mercado espanhol. Por outro lado, a Fundación vai estudar a integração das pilhas da SRE em várias aplicações. O primeiro projecto deverá respeitar ao desenvolvimento de uma bicicleta. A entidade espanhola estudará a transferência para a indústria destes projectos, caso sejam tecnicamente viáveis.

Sem comentários: