HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Autarquia de Torres Vedras estabelece parceria com centro tecnológico de hidrogénio espanhol

Carlos Bernardes, vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Mário Baptista Coelho integraram o grupo representante da autarquia na deslocação à Fundación para el Desarrollo de las Nuevas Tecnologías del Hidrógeno en Aragón (http://www.hidrogenoaragon.org), sedeada no Parque Tecnológico de Walga (Espanha), com o propósito de estabelecer parcerias.
A autarquia está a apostar na tecnologia do hidrogénio. Aliás, o mote para a deslocação a Espanha, nos dias 10 e 11 de Novembro, é que a Fundación para el Desarrollo de las Nuevas Tecnologías del Hidrógeno en Aragón aproxima-se do modelo do centro técnico que a autarquia pretende criar, no que respeita a termos institucionais (com a participação de empresas, universidades e poder regional/local), à natureza das actividades desenvolvidas ( integração, demonstração de aplicações e reverse engineering) ou ainda ao modelo de financiamento (contratualização de projectos que assegurem uma progressiva autonomia financeira da instituição).

Por isso, ficou já estabelecido que a entidade espanhola irá cooperar nos estudos técnicos em curso visando a constituição do centro, nomeadamente na especificação de equipamento, selecção de fornecedores e estimativas orçamentais; na definição de normas e regras de segurança das instalações; e na preparação de estágios e intercâmbio de pessoal.

Mas a colaboração entre a entidade espanhola e o município não se fica por aqui. A Fundación deverá ainda colaborar no estudo do projecto de produção de hidrogénio e criação de uma estação de abastecimento, particularmente no dimensionamento e procurement podendo vir a fornecer parte dos equipamentos (desenvolvimento em curso de electolisadores alcalinos). A entidade poderá ainda colaborar na adaptação dos mini bus que venham a adquiridos pelo município, com base na experiência obtida com a adaptação dos 3 mini bus que circularam em Saragoça no período da Expo. Os espanhóis deverão ainda participa nos estudos técnicos de dimensionamento do sistema de armazenamento de energia gerada por fontes renováveis (hidrogénio) e dos equipamentos de produção de energia eléctrica utilizando o H2 armazenado (Pilhas de Combustível).

Um dos responsáveis da Fundácion garantiu ainda que vai apoiar a candidatura de Torres Vedras ao HyRaMP, disponibilizando toda a informação complementar necessária para a decisão do município e consequente formalização da candidatura.


Sem comentários: