HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

EC PCH lança call para apresentação de propostas até Agosto


A empresa comum de Pilhas de Combustível e Hidrogénio (Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking), cujo orçamento total ascende a cerca de 1000 milhões de euros para serem investidos até 2013, publicou a 3 de Maio a sua quarta call para apresentação de propostas.

No âmbito dos objectivos europeus para uma economia de baixo carbono, a contribuição destas tecnologias "verdes" é considerada essencial para enfrentar os desafios actuais, manter a competitividade da UE e criar emprego.

O prazo para a apresentação de propostas termina a 18 de Agosto. A avaliação das propostas será realizada em Setembro e os projectos seleccionados para as negociações do contrato no final de Dezembro de 2011.

A empresa comum de Pilhas de Combustível e Hidrogénio foi criada a 14 de Outubro de 2008 como o primeiro exemplo ilustrativo de um instrumento de parceria público-privada no âmbito do Plano Estratégico Europeu para as Tecnologias Energéticas (SET-Plan), pilar tecnológico da energia da UE e da política climática. Autónoma desde 15 de Novembro de 2010, a EC PCH tem como objectivo acelerar o desenvolvimento de células de combustível e tecnologias do hidrogénio na Europa, de modo a permitir a sua comercialização entre 2010 e 2020.

Actualmente aderiram à entidade europeia 54 empresas, entre multinacionais e PME representadas pelo Agrupamento Industrial (NOVO-IG), bem como mais de 55 universidades e institutos de pesquisa, representadas pelo Agrupamento de Investigação (N. ERGHY), envolvendo mais de 2 mil investigadores no campo das células a combustível e hidrogénio.

Sem comentários: