HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Gabinete do 7º Programa-Quadro promove sessão de divulgação sobre calls para a energia e tecnologia

O Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT vai organizar uma sessão de divulgação dedicada às várias calls que estão abertas, no próximo dia 12 de Fevereiro, entre as 14.30 e as 17 horas, na Universidade de Aveiro (Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica).

A sessão conta com a presença dos delegados nacionais de Energia - Professor Nelson Martins, da Universidade de Aveiro, e de Tecnologias de Informação e Comunicação - Professor José Silva Matos, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Entre os oradores estão também os representantes de duas plataformas nacionais recentemente criadas: SMART ENERGY (Centro de Monitorização e Desenvolvimento de Tecnologias para uma Energia Inteligente) e INOVA-RIA (Cluster de Telecomunicações em Aveiro), identificando potenciais sinergias com as calls abertas no 7º PQ.

Estão abertos diversos concursos (calls) para projectos europeus no Tema Energia (e Energia-Tecnologias de Informação e Comunicação) do 7º Programa Quadro, com um orçamento superior a 120 milhões de euros.

As calls em aberto são: Energia / Projectos de Demonstração (100 milhões de euros), call FP7-Energy-2009-2, aberta até 29 Abril 2009; TIC-Energia sobre Redes Eléctricas Inteligentes - Call conjunta (20 milhões de euros), call FP7-ICT-Energy-2009-1, aberta até 31 Março 2009; Biocombustíveis de 2ª geração - Call coordenada com o Brasil (4 milhões de euros), call FP7-Energy-2009-Brazil, aberta até 5 Maio 2009.

O programa da sessão e o programa de trabalho estão disponíveis no website http://cordis.europa.eu/fp7/, com a descrição dos diversos tópicos abertos a concurso. O evento é livre, mas agradece-se a inscrição prévia através de envio de email com nome, instituição e contactos para teresa.bertrand@gppq.mctes.pt (Fax: 218 475 545; Telefone: 218 419 755).

Sem comentários: