HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Novo veículo lunar da Nasa usa células a combustível


A Nasa, agência espacial americana, está a testar no deserto do Arizona, nos Estados Unidos, o novo veículo que poderá ser utilizado pelos astronautas na viagem à Lua, estimada para 2020. As baterias do veículo poderão ser alimentadas por células de combustível.

O módulo tem o tamanho aproximado de um grande autocarro, com 12 rodas, e uma infra-estrutura suficiente para abrigar dois astronautas até 14 dias. Ali dentro, a tripulação encontrará alimentação e instalações sanitárias, além dos computadores e outros equipamentos científicos.

O veículo foi construído para exigir pouca ou nenhuma manutenção e ser capaz de viajar milhares de quilómetros sobre rochas e depressões encontrados na superfície da Lua por um período de até dez anos.

Os astronautas também não precisam de sair do tranportador para desenvolver as pesquisas. Na cabine de comando, as janelas da parte inferior do veículo permitem que os astronautas se aproximem dos objectos no solo lunar. As rodas também se deslocam lateralmente, facilitando o trânsito nos terrenos acidentados e possibilitando uma movimentação em qualquer direcção.



Sem comentários: