HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 30 de março de 2009

SRE integra Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia

A SRE – Soluções Racionais de Energia, associada da AP2H2, foi convidada pela Associação do Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia a aderir a esta entidade recentemente criada. A associação tem como promotores e fundadores a EDP, EFACEC Engenharia, S.A., Galp Energia, SGPS, S.A., Martifer Renewables, S.A. e MIT Portugal.

A associação foi reconhecida como Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia (PCTE) por despacho de 30 Janeiro deste ano, emitido pelos ministros da Economia e Inovação, do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

No âmbito do QREN, os PCT têm como propósito a criação de instrumentos de incentivo à criação de redes de inovação e traduzem-se em parcerias constituídas por empresas e instituições de suporte relevantes, designadamente que partilhem uma visão estratégica baseada em actividades inovadoras, direccionada para o desenvolvimento de projectos de elevada intensidade tecnológica e com forte orientação e visibilidade internacional.

É neste contexto que surge o PCTE , constituído com o objectivo de reforçar a competitividade no sector energético nacional e de contribuir para o fomento da inovação e da ampliação de competências distintivas em sectores interrelacionados e considerados estratégicos. Isto através da promoção do aperfeiçoamento tecnológico e da articulação de capacidades empresariais com o conhecimento científico e tecnológico adequado nesta área económica.

Para a SRE, a participação neste pólo constitui «uma oportunidade a valorizar, tendo em vista a contribuição do hidrogénio no novo basket energético que progressivamente está a ganhar forma».

Sem comentários: