HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Alunos da Escola Secundária Leal da Câmara constroem carro telecomandado movido a hidrogénio


Um grupo de alunos da Escola Secundaria Leal da Câmara, situada em Sintra, está a desenvolver um projecto que consiste em transformar um carro telecomandado normal num movido a hidrogénio.

O projecto está a desenvolver-se a um bom ritmo, de acordo com os estudantes de área de projecto de 12º ano. «Já pusemos o carro a andar a uma boa velocidade, e já temos acordado uma corrida no final do período contra o carro a energia solar elaborado por outra turma desta mesma escola. Isto apesar de o nosso carro levar uma certa vantagem pois temos um motor eléctrico instalado directamente ligado à pilha de hidrogénio e o facto de o nosso carro poder andar em qualquer altura do ano quer haja sol ou não», explicam os alunos.

O motor do veículo requer 12V e a a pilha de combustível alimenta o carro a 18V, tendo uma maior velocidade para compensar o peso da botija de hidrogénio que apresenta um peso considerável. O carro ainda não tem cobertura, mas esta deverá ser será feita em alumínio, por ser um material mais leve e resistente, além de que será provavelmente mais barato por ser produzido por conhecidos dos alunos. É que o projecto acabou por se tornar um pouco mais dispendioso do que o inicialmente previsto.

Sem comentários: