HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

GM adia lançamento de carro a hidrogénio *


O investimento ultrapassou os mil milhões de euros, mas o protótipo do carro movido a hidrogénio não vai cumprir o objectivo de entrar no mercado em 2010. Porquê? Porque não há onde o abastecer.

«Não serve de nada um construtor automóvel ter a tecnologia pronta, como a nossa está, e passá-la ao mercado para ser comercializada quando o utilizador dos automóveis a hidrogénio não terá qualquer possibilidade de o abastecer de combustível», explicou o director de comunicação da General Motors (GM) em Portugal, Miguel Tomé, à Rádio Renascença.

«Não há, nem pensar, em parte alguma do mundo uma rede completa [de abastecimento de automóveis a hidrogénio]. Em Portugal, por exemplo, não existe um único posto», exemplificou Miguel Tomé.

No entanto, este recuo não significa uma «alteração dos planos», mantendo o hidrogénio como «visão de futuro para a mobilidade individual», um projecto «a médio e longo prazo».

Por isso, a GM vai continuar a investir nesta tecnologia, ao mesmo tempo que aguarda que as empresas de energia façam os seus investimentos.

Um passo que seria facilitado «se o preço dos combustíveis convencionais (gasolina e gasóleo) fosse o dobro ou o triplo do actual», defendeu Miguel Tomé.

* Publicado in diario.iol.pt

Sem comentários: