HidrogenIST: VEJA O VÍDEO AQUI!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Plataforma Tecnológica para a Redução das Emissões de CO2 surge em Portugal


Está a ser constituída uma Plataforma Tecnológica para a Redução das Emissões de CO2, pelas mãos da EDP, Tejo Energia, Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) e Universidade de Évora.

A plataforma conta com empresas, organismos públicos e representantes do sistema científico e tecnológico nacional. EDP, Tejo Energia, Turbogás, Cimpor, Secil e Galp constituem o rol das empresas intervenientes. Do lado dos organismos públicos está a Direcção-Geral de Energia e Geologia, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental. Entre os representantes do sistema científico, encontra-se a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Instituto Superior Técnico, a Universidade de Évora e a Universidade Fernando Pessoa. No entanto, a entidade está aberta às propostas de novos participantes.

O processo ainda está numa fase inicial e informal de recolha de sugestões e expectativas, para preparar a consolidação da iniciativa numa entidade mais formalizada, com recursos, actividades planeadas e acções de comunicação e de intervenção organizadas. O objectivo desta nova entidade é promover e facilitar a adopção de soluções tecnológicas para reduzir as emissões de CO2 associadas a processos industriais.

As soluções tecnológicas almejadas incluem, mas não se limitam, à captura e armazenamento geológico de CO2, devendo igualmente procurar outras aplicações para o CO2 produzido ou formas de evitar a sua produção.

Inicialmente prevê-se que a plataforma seja um fórum aberto e informal de discussão e divulgação das soluções mais adequadas e dos obstáculos mais significativos a ultrapassar para reduzir as emissões de CO2. Mas numa n2ª fase espera-se que seja constituída como uma associação sem fins lucrativos.

Sem comentários: